RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE ADESÃO E AS BARREIRAS PARA A PERMANÊNCIA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO “YOGA: AWAKEN ONE”
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8245Resumo
OBJETIVO: Investigar o perfil de adesão e barreiras percebidas por estudantes universitários para permanência no Programa de Extensão “Yoga: Awaken ONE”.
MÉTODOS: Foram realizados dois cortes transversais com universitários da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O primeiro foi composto por 16 indivíduos e investigou o perfil demográfico, socioeconômico, antropométrico, da aptidão física e da qualidade de vida dos universitários que ingressaram no Programa de Extensão. O segundo visou identificar as barreiras para permanência de 13 estudantes que haviam se afastado do Programa após quatro meses do início
RESULTADOS: Houve predominância de indivíduos do sexo feminino, dos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia e da classe socioeconômica C. A maioria dos participantes estava com indicadores adequados de gordura corporal. Observou-se grande proporção de indivíduos com indicadores preocupantes de flexibilidade e força muscular. Para a qualidade de vida, a menor mediana foi observada para o domínio meio ambiente e a maior para o domínio relações sociais. As principais barreiras percebidas para a prática de yoga pelos universitários foram “jornada de estudos extensa” e “jornada de trabalho extensa”.
CONCLUSÕES: Nossos achados reforçam a necessidade de oferta de práticas corporais, com destaque para o yoga, aos estudantes universitários, dentro da própria Universidade e sem custos financeiros para os participantes. Ações que visem à otimização do tempo destinado às atividades acadêmicas no ensino superior podem ser uma estratégia que contribua para minimizar o afastamento de estudantes universitários de programas de extensão voltados à oferta de práticas corporais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.