RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE ADESÃO E AS BARREIRAS PARA A PERMANÊNCIA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO “YOGA: AWAKEN ONE”

Autores

  • Alex Pinheiro Gordia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jaderson Santos
  • Aline de Jesus Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fernanda de Quadros Ribas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Hoany Santos Galvão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Mateus Mota Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Danilo Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0002-1206-1703
  • Teresa Maria Bianchini de Quadros Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8245

Resumo

OBJETIVO: Investigar o perfil de adesão e barreiras percebidas por estudantes universitários para permanência no Programa de Extensão “Yoga: Awaken ONE”. 

MÉTODOS: Foram realizados dois cortes transversais com universitários da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O primeiro foi composto por 16 indivíduos e investigou o perfil demográfico, socioeconômico, antropométrico, da aptidão física e da qualidade de vida dos universitários que ingressaram no Programa de Extensão. O segundo visou identificar as barreiras para permanência de 13 estudantes que haviam se afastado do Programa após quatro meses do início

RESULTADOS: Houve predominância de indivíduos do sexo feminino, dos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia e da classe socioeconômica C. A maioria dos participantes estava com indicadores adequados de gordura corporal. Observou-se grande proporção de indivíduos com indicadores preocupantes de flexibilidade e força muscular. Para a qualidade de vida, a menor mediana foi observada para o domínio meio ambiente e a maior para o domínio relações sociais. As principais barreiras percebidas para a prática de yoga pelos universitários foram “jornada de estudos extensa” e “jornada de trabalho extensa”.

CONCLUSÕES: Nossos achados reforçam a necessidade de oferta de práticas corporais, com destaque para o yoga, aos estudantes universitários, dentro da própria Universidade e sem custos financeiros para os participantes. Ações que visem à otimização do tempo destinado às atividades acadêmicas no ensino superior podem ser uma estratégia que contribua para minimizar o afastamento de estudantes universitários de programas de extensão voltados à oferta de práticas corporais.

Biografia do Autor

Alex Pinheiro Gordia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Doutor do curso de Licenciatura em Educação Física

Teresa Maria Bianchini de Quadros, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Doutora do curso de Licenciatura em Educação Física

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

Gordia, A. P., Santos, J., Santos, A. de J., Ribas, F. de Q., Galvão, H. S., Pereira, M. M., … de Quadros, T. M. B. (2022). RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE ADESÃO E AS BARREIRAS PARA A PERMANÊNCIA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO “YOGA: AWAKEN ONE”. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8245

Edição

Seção

Artigo Original