AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL E FATORES DE RISCO DE UM MUNICÍPIO QUE INTEGRA UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA DE CUNHO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9132Resumo
Fatores de risco, incluindo os de cunho materno, interferem no crescimento e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o conhecimento desses fatores e avaliação adequada desses processos são necessários para articulação de estratégias preventivas de transtornos futuros. Assim, o estudo visou investigar o crescimento e desenvolvimento de crianças atendidas em consulta de puericultura em unidades básicas de saúde de um município cearense, que integra uma universidade brasileira de cunho internacional, e seus fatores de risco. Trata-se de estudo observacional, analítico, transversal e de abordagem quantitativa, conduzido com crianças e suas mães no Centro de Saúde de Acarape e Posto de Saúde São Benedito (Acarape – CE), no período de fevereiro a julho de 2021. Após consentimento, as mães preencheram um questionário, seguido de avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças. Os dados obtidos foram analisados. Das 70 crianças, 50,00% (n = 17) e 51,43% (n = 18) dos meninos e meninas tinham baixa estatura para idade, respectivamente. Para o desenvolvimento psicossocial, dos 284 testes conduzidos, 86,27% (n = 245) foram realizados em plenitude pelas crianças. Observou-se associação significativa entre a gestante ter concebido o filho com, no mínimo, 9 meses de período gestacional e esse apresentar relação Peso/Idade adequada e Estatura/Idade inadequada. Houve associação significativa entre a criança não ingerir refresco em pó e apresentar relação Peso/Idade adequada. Conclui-se que as crianças tinham idade gestacional adequada e apresentavam estado nutricional apropriado, apesar da baixa estatura para idade. Manifestavam desenvolvimento psicossocial, de linguagem e físico normais. Sobre os fatores de risco, esses envolveram os de cunho materno e o consumo de alimentos cariogênicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.