PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA

Autores

  • Maria Luiza Costa Borim
  • Célia Maria Gomes Labegalini
  • Heloá Costa Borim Christinelli
  • Dandara Novakowski Spigolon
  • Mariana Pissioli Lourenço
  • Maria Antonia Ramos Costa

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Docentes, Ensino, Infecções por Coronavírus, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ®  a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.

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Publicado

11-05-2023

Como Citar

BORIM, Maria Luiza Costa; LABEGALINI, Célia Maria Gomes; CHRISTINELLI, Heloá Costa Borim; SPIGOLON, Dandara Novakowski; LOURENÇO, Mariana Pissioli; COSTA, Maria Antonia Ramos. PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 2027–2044, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos