CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Fabiana Silva Okagawa
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-054

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, Avaliação Educacional, Gestão em Saúde

Resumo

Objetivos: construir, validar e aplicar um instrumento de avaliação de cursos de nível superior ofertados na modalidade a distância. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento realizou-se revisão de literatura. A validação do pré-teste se deu pela triangulação de especialistas e a do conteúdo pelo Método Delphi. Para a análise da confiabilidade adotou-se a análise fatorial confirmatória e o coeficiente de Correlação de Spearman a partir da aplicação em dois cursos a distância. Resultados: a partir de onze referenciais (nacionais e internacionais) foram estratificados 70 critérios e agrupados em seis categorias que foram modificados na triangulação. Dois ciclos compuseram a Técnica Delphi com 17 especialistas inicialmente e alfa de Cronbach de 0,80 na segunda rodada. Na análise fatorial confirmatória, realizada com 221 participantes, inicialmente, não gerou índices satisfatórios, resultando na exclusão de questões. O novo modelo ajustado, produziu índices próximos aos ideais: CFI = 0,806; TLI = 0,770 e RMSEA = 0,088 com associação positiva entre as variáveis, e melhor média (p<5%) quanto à correlação entre os aspectos práticos e a indicação do curso pelos discentes. Conclusão: o estudo produziu um instrumento validado e com a confiabilidade aferida que pode ser aplicado em cursos com diferentes desenhos pedagógicos e não se limita a uma área específica, uma relevante contribuição para a educação superior.

Referências

Marinho DMB, Barcelos LB, Silva MI, Dering R. Pandemia, ensino remoto emergencial e a angústia docente. EmRede [Internet]. 2021; [citado em 2023 Jan 10] 8(2):1-13. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.767

Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015. Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2020/[organização] Curitiba: InterSaberes, 2022. [citado em 2023 Fev 17] [Internet]. Disponível em: https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2020_PORTUGUES.pdf

Santos AL, Jung CF, Gevehr DL. A Educação a Distância nas Políticas Públicas da Universidade Aberta do Brasil: uma Revisão Sistemática. Ensino, Educação e Ciências Humanas [Internet]. 2021[citado em 2023 Jan 10]; 22(5)[Especial]: 655-64. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p655-664

Lachi RL, Rocha HV. Um Modelo para a Avaliação de Cursos Superiores Brasileiros via Internet. Informática na Educação: teoria & prática [Internet].2011 [citado em 2023 Fev 20];14(1):79-92. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.21815

Ministério da Educação (BR). Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. [Internet]. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/ refead1.pdf [Acesso 20 mar 2012]

Turrioni AMS, Benfatti EFSS, Turrioni JBT, Stano RCMT. Parâmetros para avaliação de Cursos na modalidade EaD. XXII Congresso Internacional EDUTEC, Manaus, 2009. [Internet] Disponível em: http://www.gepehumanas.unifei.edu.br/arquivos/Producoes/par2.pdf [citado em 2023 Jan 10]

Kimbanda FJC. A avaliação formativa: algumas considerações sobre seu caráter e necessidade. Revista Internacional de Educação Saúde e Ambiente [Internet]. 2019[citado em 2023 Mar 01];2(1):1-15 Disponível em: DOI:10.37334/riesa.v2i1.7

Sampaio RF, Mancini MC. Estudos de revisão sistêmática: um guia para sintese criteriosa da evidência ciêntifica. Rev. bras. fisioter. São Carlos [Internet]. 2007; 11(1): 83-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. [Acesso 01 Jan 2017]

Santos K da S, Ribeiro MC, Queiroga DEU de, Silva IAP da, Ferreira SMS. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2020;25(Ciênc. saúde coletiva, 2020 25(2)):655–64. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.12302018

Costa SSV, Ximenes Neto FRG, Oliveira EM, Cunha ICKO. Elaboração de instrumento e validação de uma matriz de competências para enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. 2023; 27(1): 996-1006. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-027 [citado em 2023 Abr 13]

R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. [Internet]. 2016. [citado em 2023 Jan 10] Disponível em: http://www.R-project.org/ [citado em 2023 Fev 05]

Chaney BH, Eddy JM, Dorman SM, Glessner L, Green BL, Lara-Alecio R. Development of an Instrument to Assess Student Opinions of the Quality of Distance Education Courses.American Journal of Distance Education [Internet]. 2007;21(3):145-164. Disponível em:http://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/j_eddy_developmentofan_2007.pdf [citado em 2023 Fev 17]

Spearman C (1904). "The proof and measurement of association between two things".American Journal of Psychology. [Internet]. 15: 72–101. Disponível em: doi:10.2307/1412159 [citado em 2023 Jan 10]

Rubio MJ. Focus and models of evaluation of the e-learning. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa [Internet]. 2003; (9)2: 101-20. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.7203/relieve.9.2.4332 [citado em 2023 Jan 19]

Roque GOB, Silva LM. Metodologia para avaliação e acompanhamento de cursos a distância: em busca de qualidade. In: 11º. Congresso de Educação a Distância de 2011. Manaus, Brasil. [citado em 2023 Fev 11] Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/155.pdf

Ministério da Educação (BR). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Internet].Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. [citado em 2023 Fev 09]

Ministério da Educação (BR). Secretaria de Educação a Distância. PORTARIA No 1.326, de 18 de novembro de 2010. [Internet].Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Disponível em: http://goo.gl/JoXcc [citado em 2023 Jan 10]

Alves VLS, Bohomol E, Cunha ICKO. Educação de pós-graduação em enfermagem à distância: avaliação sob a perspectiva dos discentes. Acta paul. Enferm [Internet]. 2015; 28(2): 139-45. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500024. [citado em 2023 Fev 01]

Thurler MG. A eficácia das escolas não se mede: ela se constrói, negocia-se, pratica-se e se vive. In: Conholato MC, Ferreira MJA (coords.). Ideias 30. Sistemas de avaliação do sistema educacional. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais [Internet]. 1998 [citado em 2023 Jan 19]; 175-92. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_30_p175-192_c.pdf

Institute for Higher Education Policy. Quality on the Line: Benchmarks for Success in Internet-Based Distance Education. [Internet]. 2000. [citado em 2023 Fev 28]Disponível em: http://www.ihep.org/assets/files/publications/m-r/QualityOnTheLine.pdf-

Willis B. Distance Education at a Glance. Guide 4: Evaluation for Distance Educators. [Internet]. 2017 [citado em 2023 Fev 27] Disponível em: http://www.uiweb.uidaho.edu/eo/distglan

Rosen L. Evaluating Online Courses. Michigan State University. [Internet]. Disponível em: http://fod.msu.edu/oir/evaluating-online-courses [citado em 2023 Fev 27]

Ministério da Educação (BR) Coord.: Lima DCBP. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade - educação a distância na educação superior produto. [Internet]. 2014 [citado em 2023 Fev 27] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16510-produto-01-estudo-analitico&Itemid=30192 [citado em 2023 Jan 10]

Ministério da Educação (BR). Instituto Federal Farroupilha. Palestra aborda a importância da utilização de videoaulas na EAD. [Internet].Disponível em:

http://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/2287-Palestra%20aborda%20a%20import%C3%A2ncia%20da%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20videoaulas%20na%20EAD%20 [citado em 2023 Fev 27]

Hack JR, Albuquerque DA. Afetividade na educação a distância: um estudo de caso sobre o curso de letras-português na modalidade a distância da UFSC. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão [Internet]. 2016[citado em 2023 Jan 10]; 5 (9)132-49. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/1117/962

Ferrari M. A função do tutor no curso de EJA EAD semipresencial nas séries finais do ensino fundamental municipal público. In: 20º CIEAD- Congresso Internacional ABED de

Educação a Distância- Águas de Lindóia-SP – Setembro- 2016 [Internet]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/169.pdf [citado em 2023 Jan 19]

Costa PT, Tavares BT. Percepção de um curso a distância: análise e reflexões sobre a avaliação feita pelos alunos. XIII EVIDOSOL e X CILTEC-Online – junho/2016 [Internet]. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/135.pdf [citado em 2023 Fev 27]

Teixeira DE, Ribeiro LCS, Cassiano KM, Masuda MO, Benchimol M. Avaliação institucional em Ciências Biológicas nas modalidades presencial e a distância: percepção dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [Internet]. 2015[citado em 2023 Jan 10]; 23 (86): 159-180 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n86/0104-4036-ensaio-23-86-159.pdf

Chaney BH. The Development of an Instrument to Assess Student Opinions of the Quality of Distance Education. 2006 [citado em 2023 Fev 17] The University of Alabama;M.A., The University of Alabama. [Internet]. Disponível em: http://oaktrust.library.tamu.edu/bitstream/handle/1969.1/ETD-TAMU-1023/CHANEY-DISSERTATION.pdf?sequence=1"

Ministério da Educação (BR).Decreto Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Internet]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-5 2018/2017/decreto/D9057.htm [citado em 2023 Jan 12]

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

OKAGAWA, Fabiana Silva; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 2981–2993, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-054. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9943. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos