COMPREENDENDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente estudo investiga o problema da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (PNEEs) no ensino universitário, em uma instituição particular. Participaram da pesquisa cinco PNEEs, sendo três com deficiência física e duas auditiva. Utiliza-se como instrumento para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e, para a análise, a metodologia de Bardin (Análise de Conteúdo). Na análise, são apontadas três categorias: dificuldades aruqitetônicas/estruturais, relação professor x aluno, atitudes dos que compõem a comunidade acadêmica. Os resultados da pesquisa revelam que as PNEEs enfrentam muito mais dificuldades relacionadas aos aspectos psicopedagógicos e psicossociais do que aos ambientais/estruturais. O estudo revela um perfil de necessidades e expectativas das PNEEs que pode subsidiar a implementação de ações na universidade, minimizando suas dificuldades, promovendo a universidade para um maior compromisso com essas pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.