COMPREENDENDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria Adelaide Pessini
  • Renata Ortiz da Silva
  • Vinicius Oliveira Silva

Resumo

O presente estudo investiga o problema da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (PNEEs) no ensino universitário, em uma instituição particular. Participaram da pesquisa cinco PNEEs, sendo três com deficiência física e duas auditiva. Utiliza-se como instrumento para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e, para a análise, a metodologia de Bardin (Análise de Conteúdo). Na análise, são apontadas três categorias: dificuldades aruqitetônicas/estruturais, relação professor x aluno, atitudes dos que compõem a comunidade acadêmica. Os resultados da pesquisa revelam que as PNEEs enfrentam muito mais dificuldades relacionadas aos aspectos psicopedagógicos e psicossociais do que aos ambientais/estruturais. O estudo revela um perfil de necessidades e expectativas das PNEEs que pode subsidiar a implementação de ações na universidade, minimizando suas dificuldades, promovendo a universidade para um maior compromisso com essas pessoas.

Downloads

Publicado

18-08-2008

Como Citar

Pessini, M. A., Silva, R. O. da, & Silva, V. O. (2008). COMPREENDENDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 15(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1411

Edição

Seção

Artigos