UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL: DIREÇÕES POSSÍVEIS, DESAFIOS NECESSÁRIOS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo da escolha profissional vivenciado pelos adolescentes. Participaram da pesquisa vinte adolescentes que cursavam o 3º ano do ensino médio e/ou pré-vestibulandos de escolas da rede pública e privada. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-dirigida e, para análise, a metodologia de Bardin (Análise de Conteúdo). Na análise emergiram 3 categorias: fatores que levam à orientação vocacional e profissional, quais as expectativas da orientação vocacional profissional e as contribuições da orientação vocacional profissional. Os dados obtidos revelam os fatores que interferem: dúvida, indecisão, falta de informação, insegurança, medo, imaturidade e a representação sócio-econômica da profissão, revelando suas preocupações com a realidade, tentando fazer a escolha mais conveniente para o momento.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.