CARACTERIZAÇÃO DAS SEQUELAS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA EM VIAS URBANAS NUMA CIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Resumo
O presente artigo visa caracterizar as sequelas das vítimas de acidentes motociclísticos, quanto aos tipos de ocorrências/serviços prestados pelo corpo de bombeiros, os tipos de ferimentos conforme classificação do corpo de bombeiros e o número de óbitos. A referida pesquisa é de revisão bibliográfica, cujo método de abordagem é documental (Sistema digital de dados operacionais). Após o levantamento e a coleta do número de acidentes, bem como os procedimentos e sequelas resultantes, objetivou-se a realização de análise crítica no que diz respeito aos fatores que contribuem para determinados acidentes, além dos prejuízos causados em termos econômicos e sociais. Os dados foram coletados no site do 6º Subagrupamento Independente de Umuarama (www.bombeiroscascavel.com.br) referente ao ano de 2012 e analisadas a partir de categorização/classificação e quantitativamente no que se refere à incidência de óbitos. Atribui-se os altos índices de acidente envolvendo motocicletas ao preço acessível, facilitando assim a compra para diversas classes sociais, a grande exposição o qual se encontra os motociclistas, e a irresponsabilidade acompanhada das imprudências no trânsito, haja vista tratar-se de um meio de locomoção ágil e rápido, no entanto, desprovido de conforto e segurança, resultando assim em um, excessivo número de acidentes acompanhados de danos físicos, psicológicos, materiais e sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.