CARACTERIZAÇÃO DAS SEQUELAS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA EM VIAS URBANAS NUMA CIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Andressa Petenuti Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Luciano Lopes
  • Raquel Jara Volpato
  • Maria Adelaide Pessini

Resumo

O presente artigo visa caracterizar as sequelas das vítimas de acidentes motociclísticos, quanto aos tipos de ocorrências/serviços prestados pelo corpo de bombeiros, os tipos de ferimentos conforme classificação do corpo de bombeiros e o número de óbitos. A referida pesquisa é de revisão bibliográfica, cujo método de abordagem é documental (Sistema digital de dados operacionais). Após o levantamento e a coleta do número de acidentes, bem como os procedimentos e sequelas resultantes, objetivou-se a realização de análise crítica no que diz respeito aos fatores que contribuem para determinados acidentes, além dos prejuízos causados em termos econômicos e sociais. Os dados foram coletados no site do 6º Subagrupamento Independente de Umuarama (www.bombeiroscascavel.com.br) referente ao ano de 2012 e analisadas a partir de categorização/classificação e quantitativamente no que se refere à incidência de óbitos. Atribui-se os altos índices de acidente envolvendo motocicletas ao preço acessível, facilitando assim a compra para diversas classes sociais, a grande exposição o qual se encontra os motociclistas, e a irresponsabilidade acompanhada das imprudências no trânsito, haja vista tratar-se de um meio de locomoção ágil e rápido, no entanto, desprovido de conforto e segurança, resultando assim em um, excessivo número de acidentes acompanhados de danos físicos, psicológicos, materiais e sociais.

Downloads

Publicado

01-09-2017

Como Citar

PETENUTI, Andressa; LOPES, Luciano; VOLPATO, Raquel Jara; PESSINI, Maria Adelaide. CARACTERIZAÇÃO DAS SEQUELAS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA EM VIAS URBANAS NUMA CIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/6332. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos