TÉCNICAS INTERVENTIVAS BASEADAS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ADOTADAS PARA O TRATAMENTO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)
Resumo
O presente artigo de revisão bibliográfica teve como enfoque conhecer técnicas comportamentais baseadas na Análise do Comportamento (AC) utilizadas no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), além de inquerir outras técnicas de base Cognitiva-comportamental. Assim, diante da complexidade do TOC, o processo investigatório abordou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM –V, os pressupostos teóricos fornecidos pela Análise do Comportamento (AC) e técnicas com base comportamental e cognitiva comportamental. Com enfoque maior, adotou-se a Terapia Analítico Funcional – FAP que sistematiza a própria relação terapeuta-cliente para abordar e trabalhar o TOC. Após essa ampla apresentação, concluiu-se que quando se adota, na prática profissional, as técnicas que proporcionam uma sistematização interventiva, ter-se-á maior controle das variáveis ambientais que fornecem manutenção de respostas obsessivas e compulsivas, e que ao final pode-se atingir bons resultados de saúde emocional do indivíduo no que compete as relações intrapessoais e interpessoais, aspectos prejudicados pelo TOC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.