TÉCNICAS INTERVENTIVAS BASEADAS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ADOTADAS PARA O TRATAMENTO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)

Autores

  • Anderson Aguiar Gonçales
  • Maria Adelaide Pessini

Resumo

O presente artigo de revisão bibliográfica teve como enfoque conhecer técnicas comportamentais baseadas na Análise do Comportamento (AC) utilizadas no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), além de inquerir outras técnicas de base Cognitiva-comportamental. Assim, diante da complexidade do TOC, o processo investigatório abordou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM –V, os pressupostos teóricos fornecidos pela Análise do Comportamento (AC) e técnicas com base comportamental e cognitiva comportamental. Com enfoque maior, adotou-se a Terapia Analítico Funcional – FAP que sistematiza a própria relação terapeuta-cliente para abordar e trabalhar o TOC. Após essa ampla apresentação, concluiu-se que quando se adota, na prática profissional, as técnicas que proporcionam uma sistematização interventiva, ter-se-á maior controle das variáveis ambientais que fornecem manutenção de respostas obsessivas e compulsivas, e que ao final pode-se atingir bons resultados de saúde emocional do indivíduo no que compete as relações intrapessoais e interpessoais, aspectos prejudicados pelo TOC.

Downloads

Publicado

09-03-2017

Como Citar

GONÇALES, Anderson Aguiar; PESSINI, Maria Adelaide. TÉCNICAS INTERVENTIVAS BASEADAS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ADOTADAS PARA O TRATAMENTO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC). AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/6053. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos