UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: DIREÇÕES POSSÍVEIS, DESAFIOS NECESSÁRIOS

Autores

  • Maria Adelaide Pessini
  • Marlene Barbado Ferreira
  • Rita Elena Borges Bernardi
  • Arlete Fernanda Knob
  • Fernanda Eni Pivetta Bressian

Resumo

O presente artigo pretende analisar os efeitos da orientação profissional que foram vivenciados por alunos pertencentes ao terceiro ano do ensino médio e/ou pré-vestibulandos. Os resultados obtidos apontam que, quanto aos motivos que os levaram a participar da orientação profissional, estava relacionada com a falta ou pouca informação sobre os cursos, busca de esclarecimento, ansiedade, indecisão, nervosismo na hora de fazer a escolha. As contribuições, percebidas pelos alunos durante o processo, foram a diminuição das dúvidas quanto ao mundo do trabalho, áreas de atuação, remuneração, oportunidades de oferta de trabalho atualmente e a promoção do auto-conhecimento, aptidões, limitações, etc. Por fim, as condições nas quais os alunos se encontravam, ao final do processo, mostraram que a orientação profissional contribui para minimizar as dúvidas a ansiedade e a angústia, facilitando o processo de escolha da profissão.

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Como Citar

PESSINI, Maria Adelaide; FERREIRA, Marlene Barbado; BERNARDI, Rita Elena Borges; KNOB, Arlete Fernanda; BRESSIAN, Fernanda Eni Pivetta. UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: DIREÇÕES POSSÍVEIS, DESAFIOS NECESSÁRIOS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2306. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos