UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: DIREÇÕES POSSÍVEIS, DESAFIOS NECESSÁRIOS
Resumo
O presente artigo pretende analisar os efeitos da orientação profissional que foram vivenciados por alunos pertencentes ao terceiro ano do ensino médio e/ou pré-vestibulandos. Os resultados obtidos apontam que, quanto aos motivos que os levaram a participar da orientação profissional, estava relacionada com a falta ou pouca informação sobre os cursos, busca de esclarecimento, ansiedade, indecisão, nervosismo na hora de fazer a escolha. As contribuições, percebidas pelos alunos durante o processo, foram a diminuição das dúvidas quanto ao mundo do trabalho, áreas de atuação, remuneração, oportunidades de oferta de trabalho atualmente e a promoção do auto-conhecimento, aptidões, limitações, etc. Por fim, as condições nas quais os alunos se encontravam, ao final do processo, mostraram que a orientação profissional contribui para minimizar as dúvidas a ansiedade e a angústia, facilitando o processo de escolha da profissão.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.