O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Luiz Roberto Prandi
  • Wendell Fiori Faria
  • Eliane Campos Ruiz Leite
  • Francisco Carlos Ruiz

Resumo

Este artigo tem como objetivo repensar algumas questões acerca do papel do professor na contemporaneidade, por meio de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa possibilitou uma compreensão de que o aluno tem direito a aprendizagem dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Ao docente cabe reconhecer a importância de utilizar metodologias e escolhas didáticas que permitam a reflexão, participação, confrontação de ideias na construção do conhecimento. Portanto, não é qualquer proposta ou qualquer interação que contribui para a aprendizagem significativa do aluno. Toda atividade que se dê ao aluno na sala de aula, precisa ter uma intenção clara, isto é, os objetivos precisam estar explicitados tanto para o professor quanto para o aluno, buscando estabelecer uma relação estreita com a realidade, contextualizando o conhecimento e proporcionando ao discente a possibilidade de inseri-lo em sua vida cotidiana.

Downloads

Publicado

17-06-2013

Como Citar

Prandi, L. R., Faria, W. F., Leite, E. C. R., & Ruiz, F. C. (2013). O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 11(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4288

Edição

Seção

Artigos de Revisão