SAÚDE MENTAL DAS FAMÍLIAS FRENTE AO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8326Resumo
Diante da situação atual de pandemia da COVID-19, nome da síndrome respiratória ocasionada pelo novo Coronavírus, o presente artigo tem como objetivo analisar os impactos na saúde mental das famílias durante o distanciamento social. Para tanto, foi utilizado um questionário, o qual foi elaborado com base na Escala de Percepção de Estresse - 10 (EPS-10) e na Escala HAD (Ansiedade e Depressão), além de conter questões sociodemográficas. O formulário foi disponibilizado por meio da plataforma Google Forms, e os participantes puderam acessá-lo a partir de um link divulgado nos e-mails das secretarias da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Sudoeste do Paraná e nas mídias. Participaram da pesquisa, ao todo, 146 pessoas, sendo a maioria do gênero feminino, com faixa etária de 20 a 60 anos. Ao fazer o levantamento estatístico dos dados, observou-se que 62% dos participantes tiveram sintomas de ansiedade, 39% de depressão e 42% de estresse durante o período do estudo. Percebeu-se um impacto significativo nos níveis de estresse, de depressão e de ansiedade nas famílias durante a pandemia. Em tempos de distanciamento e/ou isolamento, fica claro que contingências de reforçamento positivo dentro das famílias é fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.