RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Daiana Marafão Maronezi Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Claudia Antonioli Rezende Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Matheus Leonardo Peres Caum Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Thaís Cristina Gutstein Nazar Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030

Palavras-chave:

Resiliência, Otimismo, Estudantes Universitários

Resumo

Quando se trata do contexto universitário e de questões intrínsecas aos estudos, torna-se imprescindível compreender quais são as habilidades que fazem parte do repertório de acadêmicos, a fim conhecer as capacidades e ferramentas que podem auxiliá-los em situações adversas, atuando como reforçadores e sendo capazes de validar seus esforços no dia a dia dentro da universidade. Diante disso, neste estudo, busca-se compreender a resiliência e o otimismo como fatores que beneficiam atributos positivos dentro de determinados contextos. Para tanto, realizou-se pesquisa em uma universidade privada localizada no Sudoeste do Paraná com 300 acadêmicos do curso de Psicologia. Avaliou-se a resiliência por meio da Escala de Resiliência Acadêmica (ERA) e o otimismo por meio da escala Life Orientation Test (LOT-R). Também foram coletados os dados sociodemográficos dos participantes, visando à sua caracterização. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e exploratória por meio do programa SPSS Versão 26. Aplicou-se a correlação não paramétrica de Spearman e análise de variância (One Way ANOVA), para a comparação entre as médias obtidas e identificação de possíveis diferenças significativas entre os grupos (séries). A partir deste estudo, pôde-se verificar que o gênero feminino caracteriza a maior parte dos acadêmicos de Psicologia, compostos majoritariamente por jovens. Encontraram-se correlações significativas entre a idade e otimismo. De mesmo modo, a idade está relacionada às respostas afetivas e emocionais negativas desses estudantes. Verificou-se, ainda, relação entre a série em que o acadêmico cursa e a resiliência total dos participantes. Observou-se um grau de médio a baixo tanto nos aspectos ligados ao otimismo quanto à resiliência, em que, de forma geral, os acadêmicos se mantiveram abaixo do ponto médio para cada escore. Identificou-se ainda a importância de estudos com o público universitário com intuito de identificar e fortalecer suas redes de apoio e fatores de proteção.

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Publicado

27-10-2023

Como Citar

Maronezi, D. M., Rezende, C. A., Caum, M. L. P., & Nazar, T. C. G. (2023). RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1531–1547. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030

Edição

Seção

Artigos