RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Daiana Marafão Maronezi Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Claudia Antonioli Rezende Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Matheus Leonardo Peres Caum Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Thaís Cristina Gutstein Nazar Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030

Palavras-chave:

Resiliência, Otimismo, Estudantes Universitários

Resumo

Quando se trata do contexto universitário e de questões intrínsecas aos estudos, torna-se imprescindível compreender quais são as habilidades que fazem parte do repertório de acadêmicos, a fim conhecer as capacidades e ferramentas que podem auxiliá-los em situações adversas, atuando como reforçadores e sendo capazes de validar seus esforços no dia a dia dentro da universidade. Diante disso, neste estudo, busca-se compreender a resiliência e o otimismo como fatores que beneficiam atributos positivos dentro de determinados contextos. Para tanto, realizou-se pesquisa em uma universidade privada localizada no Sudoeste do Paraná com 300 acadêmicos do curso de Psicologia. Avaliou-se a resiliência por meio da Escala de Resiliência Acadêmica (ERA) e o otimismo por meio da escala Life Orientation Test (LOT-R). Também foram coletados os dados sociodemográficos dos participantes, visando à sua caracterização. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e exploratória por meio do programa SPSS Versão 26. Aplicou-se a correlação não paramétrica de Spearman e análise de variância (One Way ANOVA), para a comparação entre as médias obtidas e identificação de possíveis diferenças significativas entre os grupos (séries). A partir deste estudo, pôde-se verificar que o gênero feminino caracteriza a maior parte dos acadêmicos de Psicologia, compostos majoritariamente por jovens. Encontraram-se correlações significativas entre a idade e otimismo. De mesmo modo, a idade está relacionada às respostas afetivas e emocionais negativas desses estudantes. Verificou-se, ainda, relação entre a série em que o acadêmico cursa e a resiliência total dos participantes. Observou-se um grau de médio a baixo tanto nos aspectos ligados ao otimismo quanto à resiliência, em que, de forma geral, os acadêmicos se mantiveram abaixo do ponto médio para cada escore. Identificou-se ainda a importância de estudos com o público universitário com intuito de identificar e fortalecer suas redes de apoio e fatores de proteção.

Referências

AGRAWAL, H.; KUMARI, A. The academic resilience of university Students. 2021. Projeto de Pesquisa. Galgotias University, Índia, 2021. Disponível em: http://103.47.12.35/bitstream/handle/1/3892/Research%20ReportHimanshu%20Agrawal18GSOB1010257%2C%20Aradhya%20kumari%2C18GSOB1010265%20and%20Ishika18GSOB1010294%20..pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 ago. 2021.

BENETTI, I. C.; JUNIOR, J. P. R.; WILHELM, F. A. Resiliência: enfrentando os desa-fios do ambiente acadêmico e da vida. Cad. Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [s.l.], v. 9, n. 23, p. 14-23, nov. 2017.

BESA-GUTIERREZ, M. R.; GIL FLORES, J.; GARCÍA GONZÁLEZ, A. J. Varia-bles psicosociales y rendimiento académico asociados al optimismo en estudiantes uni-versitarios españoles de nuevo ingreso. Acta Colombiana de Psicología, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 164-174, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020 - notas estatísticas. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.

COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

MACEDO, J. P. et al. A “popularização” do perfil dos estudantes de Psicologia no Bra-sil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, [s.l.], v. 70, n. 2, p. 81-95, 2018.

OLIVEIRA, C. T. de; DIAS, A. C. G. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico, [s.l.], v. 45, n. 2, p. 187-197, 2014.

OLIVEIRA, K. da S.; NAKANO, T. de C.; PALUDO, K. I. Resiliência: Teoria, ava-liação e prática em psicologia. São Paulo: Hogrefe, 2021.

OMAR, A. et al. Um modelo explicativo de resiliência em jovens e adolescentes. Psico-logia em Estudo, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 269-277, abr./jun. 2011.

PACICO, J. C.; BASTIANELLO, M. R. A origem da psicologia positiva e os primeiros estudos brasileiros. In: HUTZ, C. S. (org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 13-21.

PAJARIANTO, H. et al. Study from Home in the Middle of the COVID-19 Pandemic: Analysis of Religiosity, Teacher, and Parents Support Against Academic Stress. Talent Development & Excellence, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 1791-1807, 2020.

PANTE, M.; ALBA, G. R. A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moe-da. Revista de Psicologia, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 144-152, 2018.

PASQUALOTTO, R. A. Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universi-tários no ensino superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Fede-ral do Paraná, Curitiba, 2021.

RASHID, T.; SELIGMAN, M. Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2019.

REMOR, G. R. Otimismo, autoeficácia e percepção de empregabilidade em universi-tários na transição para o mercado de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Psi-cologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

SCHEIER, M. F.; CARVER, C. S. Dispositional Optimism and Physical Health: A Long Look Back, A Quick Look Forward. Am Psychol., [s.l.], v. 73, n. 9, p. 1082-1094, dez. 2018.

SIQUEIRA, G. L. de; CANOVA, F. B. A resiliência em estudantes universitários: vari-ações entre as áreas biológicas, humanas e exatas. Rev. UMC, [s.l.], v. 4, n. 3, out. 2019.

USÁN, P.; SALAVERA, C.; QUÍLEZ-ROBREZ, A. Self-Efficacy, Optimism, and Academic Performance as Psychoeducational Variables: Mediation Approach in Stu-dents. Children (Basel), [s.l.], v. 9, n. 3, p. 420, 2022.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

MARONEZI, Daiana Marafão; REZENDE, Claudia Antonioli; CAUM, Matheus Leonardo Peres; NAZAR, Thaís Cristina Gutstein. RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1531–1547, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-030. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos