INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thaís Cristina Gutstein Nazar Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Alana Girardi Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Ana Maria Seleski Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Igor Fiorese Wais Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Karoline Squinsani da Rosa Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Luana Saggiorato Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Márcia Toniazzo Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Matheus Vinícius Cruz Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Patrícia Christan Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Renata dos Santos da Cunha Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-029

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, COVID-19

Resumo

Diante da pandemia da COVID-19 que abalou o mundo em 2020, todos os planos tiveram que ser reinventados. O presente relato tem por finalidade fazer uma breve revisão de literatura acerca da relação entre escola e família em tempos de distanciamento social e sobre saúde mental de professoras(es) e alunas (os). Ainda apresenta as atividades realizadas via Google Meet pelo projeto de extensão de uma Universidade privada localizada no sudoeste do estado do Paraná, intitulado “Intervenções Psicológicas no Contexto Escolar/Educacional”. Entre as atividades propostas, participaram 36 famílias, 22 estudantes e 31 professores, além de 9 acadêmicos e uma docente orientadora. Em cada um dos encontros foi disponibilizado um formulário (Google Forms) aos participantes e ao final do projeto um único aos acadêmicos extensionistas para avaliar as intervenções realizadas.

Referências

ALBUQUERQUE, N. L. S. Planejamento operacional durante a pandemia de Covid19: comparação entre recomendações da Organização Mundial de Saúde e o Plano de Con-tingência Nacional. Ceará, Revista Cogitare enferm, v. 25, p. 25-31, abr. 2020.

BROOKS, Samantha K et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. London, Uk, v. 395, p.912-920, mar. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicó-logo. Brasília, 2005.

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (2020). Recomendações do CONANDA para a proteção integral a crianças e ado-lescentes durante a pandemiadoCOVID-19.https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-CONANDA_Covid-19.

FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19. (2020). Disponível em:https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra V. 34, 1996.

LIMA, Josivaldo de Souza; MARTINS, João; MARQUES, Adilson; YÁÑEZ‐SILVA, Aquiles. Associação entre práticas de atividade física e desempenho acadêmico de estu-dantes chilenos do ensino fundamental e médio. Revista Brasileira de Ciências do Es-porte, [S.L.], v. 41, n. 2, p. 206-214, abr. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.028.

LIMA, ROSSANO CABRAL. Distanciamento e isolamento social pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, Rio de Janeiro , v. 30, n. 2, e300214, 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200313&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300214.

LIRA, E.S, ENRICONE, J. R. B. Relação entre vínculos escolares e Desempenho na aprendizagem out/nov. 2011. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/132_234.pdf

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estu-dantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, e200067, 2020.Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100504&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Nov. 2020. Epub May 18, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.

MARIN, Angela Helena et al. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia da COVID- 19: Crianças na Pandemia da COVID-19. In: MARIN, Angela Helena. Saúde Mental e Atenção Psicosocial na Pandemia da COVID- 19: Crianças na Pandemia COVID-19. 1. ed. Ministério da Saúde: Fundação Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

MELO, Bernardo Dolabella et al. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID- 19: Recomendações gerais. 1. ed. atual. FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz, 2020. 8 p. v. 1.

OLIANI, Simone. Como pais, filhos e Escola podem sair ganhando nesse momento. [S.I] Colégio Universitário de Londrina. 23 abr. 2020. 1 vídeo (60 min). [Live] Disponí-vel em: https://instagram.com/colegiouniversitariolondrina?igshid=1dj691myrzdkh . Acesso em 23 abr. 2020. Educação em contexto de pandemia.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em 13/11/2020

ORTIZ, J. R.; QUINTERO, D. C.; CÓRDOBA, C. L.; CEBALLOS, F. Y.; CÓRDO-BA, E. F. Consecuencias de la pandemia COVID-19 en la Salud Mental asociadas al aislamiento social, 2020.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde Mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (Boca), Boa Vista, 3, 9, 26-32, 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/3986851#.X62HFmhKjIU . Acesso em: 12 nov. 2020.

PRIME, H., WADE, M., BROWNE, D. T. (2020). Risk and resilience in family well-being during the COVID-19 pandemic. American Psychologist, 75(5), 631-643. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000660

RANGEL, Z. A. O processo de transição da unidocência para a pluridoscência em classes de 4ª para 5ª série do ensino fundamental: olhando a realidade e apontando caminhos. 2001. 89 f. Disssertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2001

SCHMIDT, Beatriz et al . Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, e200063,2020.<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100501&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA [Internet]. Rio de Janeiro: SBP; Ma-nual de Orientação Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021). Disponí-vel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

TALINONG, K. J. B. & TOQUERO, C. M. D. Philippine Teachers’ Practices to De-al with Anxiety amid COVID-19. Journal of Loss and Trauma, 2020.

TOSTES, Maiza Vaz et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, Rio de Janeiro, 42, 116, 87-99, jan/mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n116/0103-1104-sdeb-42-116-0087.pdf . Acesso em 12 nov. 2020.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

NAZAR, Thaís Cristina Gutstein et al. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1516–1530, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-029. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8264. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos