CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS A PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR: ESTUDO DE INTERVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i2.2024-10672Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Treinamento por Simulação, Educação em Saúde, Professores escolaresResumo
O ambiente escolar se caracteriza como um cenário de grande prevalência de possíveis agravos à saúde das crianças, por este ser o local onde as mesmas permanecem grande parte de seu dia. Todo escolar possui seus direitos de segurança no cotidiano, sejam eles, nas vias públicas, na escola, no lazer ou no lar. O objetivo caracterizou-se por identificar o conhecimento de funcionários de uma escola particular de ensino básico antes e após treinamento sobre como agir em emergências e capacitar os funcionários sobre primeiros socorros. Estudo quase experimental, do tipo quantitativo de caráter descritivo, realizado com 27 professores de uma escola particular de educação básica em 2022. O estudo foi realizado em três etapas, sendo a primeira: aplicação de um questionário construído pelas autoras que aborda questões sobre primeiros socorros mais comuns que acontecem em escolas conforme literatura. Segunda etapa: a realização de um treinamento sobre as principais dificuldades de conhecimento levantadas no questionário. E última etapa: a reaplicação do mesmo questionário com objetivo de avaliar se houve mudanças nos conhecimentos dos participantes após a intervenção. Dos 27 professores participantes, 74,07% eram do sexo feminino, 96,30% possuíam ensino superior completo e contavam com uma média de idade de 38,89 anos. Das 14 questões do questionário sobre conhecimento em situações de urgência, houve aumento no número de acertos em 13 delas. O trabalho demonstrou ser eficaz a capacitação teórico-prática aplicada nos professores da unidade de ensino visto que os participantes obtiveram aumento de acertos.
Referências
BARBOSA, J. S. L.; MORAES-FILHO, I. M.; PEREIRA, B. A.; SOARES, S.R.; SILVA, W.; SANTOS, O. P. O conhecimento do profissional de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória segundo as novas diretrizes e suas atualizações. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(2): p: 117-26. Acesso em janeiro de 2023.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente [Internet]. Available from: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Programa Saúde na Escola (PSE). Acesso em julho de 2022.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da União. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Brasília: 2018.
BRITO, J. G. et al. Avaliação de treinamento sobre primeiros socorros para equipe técnica de escolas de ensino especializado. Cogitare Enfermagem, 2019, vol.24, n. 60340. Acesso em junho de 2022
COSTA, P.; SILVA, L. S.; SILVA, M. T.; FLORIANO, C. M. de F.; ORSI, K. C. S. C. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 10, 2020. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/3911. Acesso em: janeiro de 2023.
CRUZ, K. B. et al. Aptidão, conhecimento e atitude de profissionais da educação infantil sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem da UFSM, 2022, vol.12, n.7. p: 1-20.
DATASUS. Brasília: Ministério da Saúde (BR) [acesso em julho de 2022]. Informações de saúde, estatísticas vitais e mortalidade.
DE SOUSA DE LIMA, B. D.; DE OLIVEIRA VIEIRA MATOS, A. B.; BENEDITO FOGAÇA RABITO, L.; PASTORINI GONÇALVES, T. L.; GUEMBARSKI FLÁVIO, G.; SALES LEAL, E. Análise do indicador tempo resposta do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU). Nursing (Edição Brasileira), [S. l.], v. 25, n. 291, p. 8318–8329, 2022. DOI: 10.36489/nursing.2022v25i291p8318-8329.
DO NASCIMENTO CUNHA, M. W.; DA SILVA SANTOS, M.; MARINHO E ALBUQUERQUE, D. D. T.; MILHOME DA COSTA FARRE, A. G.; SERAFIM SANTANA, I. T. Conhecimentos de funcionários de creches sobre primeiros socorros com crianças antes e após treinamento ativo. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 20, 8 mar. 2021. Acesso em janeiro de 2023.
SANTOS, A. P. DOS; FERREIRA, R. B. S.; FONSECA, E. DE O. S.; GUIMARÃES, C. F.; CARVALHO, L. R. DE; OLIVEIRA, R. F.; OLIVEIRA, E. DA S. Dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 51, p. e3598, 9 jul. 2020
GALINDO NETO, N. M. et al. Teachers’ experiencesaboutfirstaidatschool. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. Rev. Bras. Enferm., 2018 71 suppl 4, 2018. Acesso em janeiro de 2023.
GRIMALDI MRM, GONÇALVES LMS, MELO ACOS, MELO FI, AGUIAR ASC, LIMA MMN. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Rev. Enferm. UFSM. 2020; vol.10 e: 1-15. Acesso em julho de 2022.
ILHA, A. G. et al. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2021; vol. 55, n.25.
ISSACK, A.M. JIRU, T. ANILEY, A.W. Assessment of knowledge, attitude and practice on first aid management of choking and associated factors among kindergarten teachers in Addis Ababa governmental schools, Addis Ababa, Ethiopia. A cross-sectional institution-based study. PLOS ONE, 2021, vol.16, n.7.
JONGE, A. L. et al. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enfermagem em Foco 2020; vol. 11, n.6, p:192-198.
PEREIRA, L. A.; CERVI, G. M. Magistério: que lugar é este? Roteiro , Joaçaba, v. 44, nº. 1, e16458, 2019. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000100001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em jan. 2023.
RIBEIRO, J. V. R.; PIANA, A. R.; ESTEVES, R. Z. Formação acadêmica de professores para o suporte básico de vida: revisão de escopo. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5191–5208, 2023. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/10549. Acesso em: 5 out. 2023.
ROSA, R. S.; SANCHES, G. J. C.; GOMES, I. C. R.; SILVA, M. L. M.; DUARTE, A. C. S.; BOERY R. N. S.O. Estratégias baseadas em metodologias ativas no ensino aprendizagem de primeiros socorros: relato de experiência. Rev. Enferm. v.2, n. 11, p. 798-803, 2017.
SANTOS A. P. dos; FERREIRA R. B. S.; FONSECA E. de O. S.; GUIMARÃES C. F.; CARVALHO L. R. de; OLIVEIRA R. F.; OLIVEIRA E. da S. Dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 51, p. e3598, 9 jul. 2020.
SEYBOTH, M. P.; ASSADA, V. K.; DANIELLI, V. R. Delineamento do perfil epidemiológico dos atendimentos do sistema de atendimento móvel de urgência (SAMU) Maringá-Pr. Revista UNINGÁ, vol.48, pp.51-55, abr.-jun., 2016.
ZUCATTI, P. B. et al. Características do atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diferentes regiões brasileiras. Cuidado é Fundamental, 2021, jan/dez, n.13, p: 790-795.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.