CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS A PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR: ESTUDO DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i2.2024-10672

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Treinamento por Simulação, Educação em Saúde, Professores escolares

Resumo

O ambiente escolar se caracteriza como um cenário de grande prevalência de possíveis agravos à saúde das crianças, por este ser o local onde as mesmas permanecem grande parte de seu dia. Todo escolar possui seus direitos de segurança no cotidiano, sejam eles, nas vias públicas, na escola, no lazer ou no lar. O objetivo caracterizou-se por identificar o conhecimento de funcionários de uma escola particular de ensino básico antes e após treinamento sobre como agir em emergências e capacitar os funcionários sobre primeiros socorros. Estudo quase experimental, do tipo quantitativo de caráter descritivo, realizado com 27 professores de uma escola particular de educação básica em 2022. O estudo foi realizado em três etapas, sendo a primeira: aplicação de um questionário construído pelas autoras que aborda questões sobre primeiros socorros mais comuns que acontecem em escolas conforme literatura. Segunda etapa: a realização de um treinamento sobre as principais dificuldades de conhecimento levantadas no questionário. E última etapa: a reaplicação do mesmo questionário com objetivo de avaliar se houve mudanças nos conhecimentos dos participantes após a intervenção. Dos 27 professores participantes, 74,07% eram do sexo feminino, 96,30% possuíam ensino superior completo e contavam com uma média de idade de 38,89 anos. Das 14 questões do questionário sobre conhecimento em situações de urgência, houve aumento no número de acertos em 13 delas. O trabalho demonstrou ser eficaz a capacitação teórico-prática aplicada nos professores da unidade de ensino visto que os participantes obtiveram aumento de acertos.

Biografia do Autor

Raissa Aparecida Pagliarini Waidman Paroschi Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Urgência e Emergência. Universidade Estadual de Maringá.

Hortência Machado Irineo Irineo, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Urgência e Emergência. Universidade Estadual de Maringá.

Lucas Benedito Fogaça Rabito, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá.

Felipe Fabbri, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Maringá.

Mayckel da Silva Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá.

Rafaely de Cassia Nogueira Sanches, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

RODRIGUES, Raissa Aparecida Pagliarini Waidman Paroschi; IRINEO, Hortência Machado Irineo; RABITO, Lucas Benedito Fogaça; FABBRI, Felipe; RADOVANOVIC, Cremilde Aparecida Trindade; BARRETO, Mayckel da Silva; SANCHES, Rafaely de Cassia Nogueira. CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS A PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR: ESTUDO DE INTERVENÇÃO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 258–272, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i2.2024-10672. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10672. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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Artigos