AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS(AS) SOBRE A ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE INSTRUMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i2.2025-12265

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Enfermeiras e Enfermeiros, Identidade de Gênero, Minorias Sexuais e de Gênero, Técnica Delphi

Resumo

Objetivo: Construir e validar instrumentos para avaliação do conhecimento de enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde sobre assistência, vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAPN+.  Método: Estudo metodológico de construção de instrumentos e validação de conteúdo por meio da Técnica Delphi. Dois instrumentos foram construídos incluindo questões sociodemográficas e profissiográficas e questões sobre a temática LGBTQIAPN+, e um instrumento foi adaptado da escala “Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning”. Participaram como juízas três especialistas na temática saúde da população LGBTQIAPN+ para validação de conteúdo. O critério de concordância adotado foi de 80,0%. Resultados: Na primeira rodada, os instrumentos obtiveram 97,7% de concordância entre os especialistas, e, após ajustes com base nas sugestões, alcançou 100,0% de concordância na segunda rodada. Devido à ausência de variabilidade nas respostas, não foi possível calcular um coeficiente Kappa múltiplo confiável, o que, entretanto, evidencia um alto grau de concordância entre os juízes. Conclusão: Os instrumentos demonstraram validade de conteúdo, sendo considerado adequado para mensurar o conhecimento de enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde quanto ao cuidado integral à população LGBTQIAPN+, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e trabalhos educacionais, contribuindo para o avanço da assistência à população LGBTQIAPN+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Souza Campos, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Pós-graduada em UTI Pediátrica e Neonatal pela FAVENI. Universidade Federal de Alfenas.

Lucélia Terra Chini, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – USP. Universidade Federal de Alfenas.

Patrícia Scotini Freitas, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências no Programa Enfermagem Fundamental CAPES 7, pela EERP-USP (2014). Universidade Federal de Alfenas.

Referências

ABADE, E. A. F.; FRANÇA, J. A. N.; SOUZA, E. S. Cuidados de enfermagem à população LGBT+. In: ROCHA, E. S. C. et al. (Orgs.). Enfermagem no cuidado à saúde de populações em situação de vulnerabilidade. Brasília, DF: Editora ABEn, 2022. p. 93-106. Disponível em: https://doi.org/10.51234/aben.22.e12.c10. Acessado em: 08 nov. 2024.

ALÉRICO, C. E. O Tabu e a religião: os preconceitos que discriminam os direitos LGBTQIA+. Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama, v. 31, n. 1, p. 168-193, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/10494. Acesso em: 01 maio 2025.

ALMEIDA, R. G. S. et al. Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self Confidence in Learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 23, n. 6, p. 1007-1013, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643. Acesso em: 20 mar. 2024.

BARBOSA L. M. et al. Conhecimento de estudantes de saúde acerca da assistência à população LGBTQIA+. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 25, p. 1-11, 2025. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/17031/9868. Acesso em: 08 ago. 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. 1 v. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 23 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero: Parte I - Rastreamento organizado utilizando testes moleculares para detecção de DNA-HPV oncogênico. Conitec, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/images/2024/relatorio-preliminar-diretrizes-brasileiras-para-o-rastreamento-do-cancer-do-colo-do-utero-parte-i-rastreamento-organizado-utilizando-testes-moleculares-para-deteccao-de-dna-hpv-oncogenico.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 09 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 1. ed., Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html. Acesso em: 23 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório final: 13ª Conferência Nacional de Saúde. Saúde e Qualidade de Vida. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_final_13_cns_p1.pdf. Acesso em: 06 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 07 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Portaria n.º 2.836, de 1.º de dezembro de 2011. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2836_01_12_2011.html. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. OMS retira transexualidade da lista de doenças e distúrbios mentais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/junho/organizacao-mundial-da-saude-retira-a-transexualidade-da-lista-de-doencas-e-disturbios-mentais. Acesso em: 09 ago. 2025.

COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C.; MILANI, D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 925-936, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013. Acesso em: 13 maio 2024.

CONGER, A. J. Integration and generalization of kappas for multiple raters. Psychological Bulletin, Washington, v. 88, n. 2, p. 322-328, 1980. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.88.2.322. Acesso em: 13 maio 2024.

CUNHA, C. M.; ALMEIDA NETO, O. P.; STACKFLETH, R. Principais métodos de avaliação psicométrica da validade de instrumentos de medida. Revista Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 14, n. 47, p. 75-83, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3391. Acesso em: 10 maio 2025.

DALEY, A.; MACDONNELL, J. A. That would have been beneficial’: LGBTQ education for home-care service providers. Health & Social Care in the Community, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 282-291, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hsc.12141. Acesso em: 8 nov. 2024.

DIAMOND, I. R. et al. Defining consensus: a systematic review recommends meth-odologic criteria for reporting of Delphi studies. Journal of Clinical Epidemiology, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 401–409, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24581294/. Acesso em: 12 abr. 2025.

DULLIUS, W. R.; MARTINS, L. B. Training Needs Measure for Health Care of the LGBT+ Public. Social Psychology, Paideia, v. 30, p. 1–11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-4327e3034. Acesso em: 08 ago. 2025.

HASSON, F. et al. Research guidelines for the Delphi survey technique. Journal of Advanced Nursing, v. 32, n. 4, p. 1008-1015, 2000. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11095242/. Acesso em: 16 abr. 2025.

HINING, A. P. S.; TONELI, M. J. F. Cisgeneridade: um operador analítico no transfeminismo brasileiro. Revista Estudos Feministas, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183266. Acesso em: 08 nov. 2024.

MISKOLCI, R. et al. Health challenges in the LGBTI+ population in Brazil: a scenario analysis through the triangulation of methods. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 10, p. 3815-3824, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320222710.06602022EN. Acesso em: 08 nov. 2024.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: Nações Unidas, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2025-03/ONU_DireitosHumanos_DUDH_UNICRio_20250310.pdf. Acesso em: 12 abr. 2025.

PARANHOS, W. R.; WILLERDING, I. A. V.; LAPOLLI, É. M. Training of health professionals to care for LGBTQI+. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. 2-11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.200684. Acesso em: 08 nov. 2024.

THE YOGYAKARTA PRINCIPLES PLUS 10. Additional Principles and State Obligations on the Application of International Human Rights Law in Relation to Sexual Orientation and Gender Identity, Gender Expression and Sex Characteristics to Complement the Yogyakarta Principles, Geneva, 2017. Disponível em: https://yogyakartaprinciples.org/wp-content/uploads/2017/11/A5_yogyakartaWEB-2.pdf-2.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.

VERGUEIRO, V. Pensando a cisgeneridade como crítica decolonial. In: MESSEDER, S.; CASTRO, M. G.; MOUTINHO, L., Orgs. Enlaçando sexualidades: uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2016. p. 249-270. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788523218669.0014. Acesso em: 08 nov. 2024.

ZARILI, T. F. T. et al. Técnica Delphi no processo de validação do Questionário de Avaliação da Atenção Básica (QualiAB) para aplicação nacional. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 30, n. 2, p.1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021190505. Acesso em: 23 fev. 2025.

Downloads

Publicado

28-08-2025

Como Citar

CAMPOS, Giovana Souza; CHINI, Lucélia Terra; FREITAS, Patrícia Scotini. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS(AS) SOBRE A ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE INSTRUMENTOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 1137–1153, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i2.2025-12265. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12265. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)