HIPOGLICEMIA INDUZIDA POR INSULINA COMO FATOR DESENCADEADOR DE DÉFICIT COGNITIVO EM CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS TIPO 1

Autores

  • Aline Vida
  • Roberto Barbosa Bazotte

Resumo

O Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) surge mais frequentemente em crianças e caracteriza-se pela deficiência total de insulina, o que torna a insulinoterapia necessária. Durante a insulinoterapia a hipoglicemia é uma reação adversa comum e poderia acarretar dano cerebral associado ao déficit cognitivo (DC). Porém, o assunto é controverso, já que existem estudos nos quais a associação DC e hipoglicemia induzida por insulina (HII) não foi comprovada. Desse modo, com o objetivo de esclarecer esta questão utilizou-se o PubMed (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed), um banco de dados que possui mais de 20 milhões de trabalhos científicos disponíveis on line. Utilizou-se as palavras-chave: “hypoglycemia and cognitive function and children” ou “diabetes and cognitive deficit and children”. Selecionou-se publicações do período entre 1960 e 2010. Excluiu-se estudos em animais experimentais, investigações restrita a adultos e estudos nos quais a avaliação do DC ocorreu durante o episódio de HII. Assim, investigações que associaram DC com HII e dano cerebral (estrutural e funcional) foram analisados. Desta maneira, após uma cuidadosa avaliação dos estudos selecionados concluiu-se que existe uma forte correlação entre dano cerebral causado pela hipoglicemia e DC envolvendo múltiplos fatores: duração, intensidade e frequência dos episódios de HII, precocidade no surgimento do DM e duração da doença. Conclui-se que é relevante o contínuo e intensivo cuidado e educação da criança portadora de DM1 submetida à insulinoterapia, com vistas a reduzir a possibilidade do dano cerebral e DC.

Downloads

Como Citar

VIDA, Aline; BAZOTTE, Roberto Barbosa. HIPOGLICEMIA INDUZIDA POR INSULINA COMO FATOR DESENCADEADOR DE DÉFICIT COGNITIVO EM CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS TIPO 1. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 14, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3418. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão