Importância da Glutamina na Terapia Nutricional
Resumo
A glutamina é um aminoácido de importância fundamental para muitas funções homeostáticas e funcionamento de inúmeros tecidos do corpo, particularmente o sistema imunológico. Entretanto, em estados catabólicos como infecção, cirurgia, trauma, queimadura e imunossupressão, as reservas de glutamina estão reduzidas. Suplementação com glutamina, empregada em nutrição enteral ou parenteral tem sido sugerida para melhorar a eficácia do apoio nutricional, em função do estímulo à síntese protéica e sistema imunológico promovido por este aminoácido. Os efeitos benéficos observados sugerem que soluções intravenosas deste aminoácido sejam empregadas no tratamento de pacientes com funções imunológicas diminuídas e estados catabólicos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.