PERFIL DOS ÓBITOS POR TUBERCULOSE PULMONAR EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO DE 2005-2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.5847

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil dos óbitos por tuberculose pulmonar em um município do nordeste brasileiro durante o período de 2005-2014. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, documental, com abordagem quantitativa, realizado por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade na qual a amostra foi composta por 37 óbitos cuja causa básica foi por tuberculose pulmonar. O tratamento dos dados se deu por meio de estatística descritiva simples. Houve prevalência de óbitos com idade média de 60 anos, predomínio da forma pulmonar, sem menção de confirmação bacteriológica ou histológica (81,0%), sexo masculino (65,0%), raça/cor parda (67,0%), estado civil solteiro (51,0%), parcela predominante apresentou ensino médio completo (32,0%) e aposentados (32,0%). Observou-se ainda que a maioria dos óbitos ocorreu no hospital (73,0%), com assistência médica antes do óbito (76,0%), sendo a maior parcela atestada por médico assistente (38,0%) e a maioria absoluta dos óbitos (94,0%) não foi submetida à necropsia. A presente investigação revelou o perfil de uma população fatalmente atingida pela tuberculose pulmonar, evidenciando aspectos epidemiológicos importantes a serem considerados em termos de gestão e organização dos serviços de saúde para a equidade no acesso, desenvolvimento social e intensificação das ações de controle da doença.

Biografia do Autor

Francisca Bárbara Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Acadêmica de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mariana Borges Sodré, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Acadêmica de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Floriacy Stabnow Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

– Enfermeira. Doutora em Ciências – Saúde Pública - EERP/USP. Profª Adjunta I do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem - UFC . Profª Adjunta I do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Jaisane Santos Melo Lobato, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Nutricionista. Mestre em Doenças Tropicais - UFPA. Profª Assistente I dos Cursos de Medicina e Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

- Enfermeira. Mestre em Saúde Baseada em Evidências - UNIFESP . Profª Assistente I do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Marcelino Santos Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Farmacêutico-bioquímico. Doutor em Ciências – Saúde Pública - EERP/USP. Profº Adjunto I do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Silva, F. B. G. da, Sodré, M. B., Santos, F. S., Costa, A. C. P. de J., Lobato, J. S. M., Oliveira, F. J. F. de, & Santos Neto, M. (2017). PERFIL DOS ÓBITOS POR TUBERCULOSE PULMONAR EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO DE 2005-2014. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 21(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.5847

Edição

Seção

Artigo Original