ANATOMIA HUMANA NA CLÍNICA CIRÚRGICA: PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO ENSINO DA MEDICINA

Autores

  • Célia Cristina Fornaziero UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
  • Eduardo Vignoto Fernandes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
  • Eddy Krueger UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
  • Eduardo Rafael da Veiga Neto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6728

Resumo

O objetivo do presente estudo é relatar sobre a importância do programa complementar de ensino “Subsídios anatômicos para a clínica cirúrgica” ao estudante de Medicina. Os dados apresentados foram coletados entre os anos de 2006 a 2016. Neste período foram inscritos 339 graduandos do curso de Medicina e as áreas da clínica cirúrgica contempladas no programa foram: cirurgias de cabeça e pescoço, ortopédicas e oncológicas (mastectomia e prostatectomia), além de biópsias. Em linhas gerais, concluiu-se que as atividades desenvolvidas neste programa de ensino cumpriram seu propósito baseado nas experiências vivenciadas pelos estudantes e docentes à medida que incrementaram os conhecimentos básicos e indispensáveis da Anatomia para o exercício da vida profissional da área médica. Também instigou os acadêmicos participantes a elaborar pesquisas que contribuam para a criação de novas técnicas de abordagem cirúrgica.

Biografia do Autor

Eduardo Vignoto Fernandes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA

DEPARTAMENTO DE ANATOMIA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado

12-02-2019

Como Citar

FORNAZIERO, Célia Cristina; FERNANDES, Eduardo Vignoto; KRUEGER, Eddy; VEIGA NETO, Eduardo Rafael da. ANATOMIA HUMANA NA CLÍNICA CIRÚRGICA: PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO ENSINO DA MEDICINA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6728. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6728. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência