A UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE QUICK RESPONSE NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA DO APARELHO LOCOMOTOR

Autores

  • Nícolas Basana Dias Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
  • Mariany Fernanda Escola de Souza Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
  • Eddy Krueger UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
  • Célia Cristina Fornaziero UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
  • Eduardo Vignoto Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL JATAÍ https://orcid.org/0000-0003-0876-2491

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7646

Resumo

O estudo da Anatomia Humana (AH) é parte integrante e de relevância inquestionável na graduação dos cursos da saúde. Com a constante redução na carga horária destinada à AH e diante dos debates sobre os novos métodos de ensino, o uso do código de quick response (código QR) se mostrou promissor. Nesse sentido, foi desenvolvido no Departamento de Anatomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o processo de catalogação das estruturas anatômicas com o uso do código QR, sendo nosso objetivo relatar esta experiência. Neste processo, as estruturas dissecadas no Laboratório de Anatomia da UEL foram catalogadas com base em uma planilha contendo a correlação entre estruturas e números e, as informações de cada estrutura transcritas em um código QR através de um gerador eletrônico, sendo então impresso, plastificado e anexado à peça anatômica. As marcações foram realizadas por meio da sutura de etiquetas enumeradas. Dentro da discussão dos métodos alternativos de ensino há como exemplos a plastinação, a projeção em três dimensões e a prospecção. Em destaque neste relato, o uso do código QR mostrou-se como uma alternativa válida na agregação de conhecimento nos currículos acadêmicos. Por meio das atividades empreendidas no processo de catalogação, foi possível, além da aquisição de mais tempo dedicado ao conhecimento teórico-prático em AH, ampliar a independência no estudo e no desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, tem-se a oportunidade de se expandir as análises voltadas ao ensino da AH e aos novos métodos de aprendizado.

Biografia do Autor

Eduardo Vignoto Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL JATAÍ

LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA E COMPARATIVA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado

20-07-2020

Como Citar

DIAS, Nícolas Basana; DE SOUZA, Mariany Fernanda Escola; KRUEGER, Eddy; FORNAZIERO, Célia Cristina; FERNANDES, Eduardo Vignoto. A UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE QUICK RESPONSE NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA DO APARELHO LOCOMOTOR. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7646. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7646. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência