Avaliação dos Cronotipos dos Professores da Escola Estadual Tancredo Neves de Francisco Beltrão - PR
Resumo
Este trabalho teve como objetivo colaborar com a compreensão da atividade humana, contando para isto com a avaliação dos cronotipos dos 37 professores da Escola Estadual Tancredo Neves de Francisco Beltrão - PR, no ano de 1996. Para a coleta de dados utilizamos o questionário proposto por HORNE & OSTBERG (1976), adaptado por CARDINALI et al. (1992). Aplicamos também 2 questões referentes ao horário de trabalho. Constatamos que 2 professores (5%) eram definidamente matutinos; 17 (46%) eram moderadamente matutinos; 16 (44%) eram intermediários; 2 (5%) eram moderadamente vespertinos e nenhum deles revelou-se definidamente vespertino. Quanto ao horário de trabalho, 34 professores trabalham no período da manhã, destes, 16 (47%) são moderadamente matutinos, 15 (44%) eram intermediários, 2 (6%) eram moderadamente vespertinos e 1 (3%) era definidamente matutinos. Dentre os 3 que não trabalham no período da manhã, 1 (3%) é moderadamente matutino, 1 (3%) era intermediário, 1 (3%) definidamente matutino. O horário da manhã foi apontado como o de preferência para trabalhar por 88% dos moderadamente matutinos, 81% dos intermediários, 50% dos moderadamente vespertinos e por 50% dos definidamente matutinos. Destaque-se que todos desconheciam a Cronobiologia e suas aplicações o que denota uma necessidade de maior divulgação dos fundamentos dessa ciência que muito podem contribuir para a melhoria da organização das atividades de trabalho e escolares.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.