EFEITO PROTETIVO DO EXTRATO DE ECHINODORUS GRANDIFLORUS SOBRE O UROTELIO VESICAL DE RATOS COM CISTITE INDUZIDA POR CICLOFOSFAMIDA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8969Resumo
A cistite hemorrágica e a cistite intersticial expressam uma etiologia variável, desde idiopática à provocada por fármacos, dentre eles a ciclofosfamida. A cistite apresenta tratamento multifatorial, e o potencial efeito satisfatório do uso da medicina complementar, vem ganhando espaço na prática médica. Assim o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito protetivo do extrato bruto de Echinodorus grandiflorus sobre a bexiga de ratos induzidos a cistite por ciclofosfamida. Utilizou-se neste estudo, 35 ratos, machos, Wistar, com peso médio de 321g, que foram submetidos a indução de cistite com uso de ciclofosfamida por via intraperitoneal e tratados com diferentes doses de extrato de Echinodorus grandiflorus (30, 100, 300mg) e o grupo controle com o fármaco Mesna.
Todos os animais foram mortos no décimo sétimo dia e suas bexigas urinarias foram ressecadas para avaliação macro e microscópica, além da análise de hemograma e leucograma. A análise do sangue mostrou leucopenia com diferença significativa em todos os animais que receberam a ciclofosfamida. Observou-se que a dose de 300mg/kg do extrato bruto da planta, apresentou efeito protetivo no urotélio vesical, porém, inferior ao uso de Mesna. Diante dos resultados apresentados neste estudo sugere-se que o extrato de Echinodorus grandiflorus apresenta efeito protetivo no urotélio vesical na dose de 300mg/kg, porém estudos futuros quanto a dose e também a uma possível associação terapêutica ao Mesna devam ser realizados. Por se tratar de uma patologia com prevalência importante e ser muitas vezes desagradável e limitante à vida, faz-se necessário o empenho em métodos terapêuticos alternativos aos atuais, afim de, diminuírem os custos e efeitos colaterais dos métodos já documentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.