Considerações Morfológicas e Quantitativas Sobre os Neurônios do Plexo Mientérico do Segmento Intestinal Médio da Carpa Cyprinus carpio (LINNAEUS, 1758)

Autores

  • Sandra Regina Stabille
  • Eloísa Aparecida Ribeiro
  • Ricardo de Melo Germano
  • Patrícia Marega

Resumo

As descrições sobre a morfologia e a constituição do trato gastrointestinal dos peixes têm sido relatadas de modo generalizado no que diz respeito a inervação do mesmo. Considerando a importância do plexo mientérico, objetivamos a análise morfológica e quantitativa dos neurônios mientéricos do segmento intestinal médio de 10 exemplares adultos de Cyprinus carpio, com intuito de contribuir para a caracterização do referido plexo em peixes, tendo em vista a crescente utilização dessas espécies como modelo biológico. Dos segmentos intestinais obtivemos cortes histológicos corados pelos métodos de hematoxilina-eosina e Van Gieson, e preparados de membrana corados pelo método de Giemsa, para análise ao microscópio óptico. Observamos o plexo mientérico constituído por neurônios isolados e gânglios contendo três ou mais neurônios, localizados entre os estratos circular e longitudinal da túnica muscular. As porcentagens de neurônios pequenos, médios e grandes foram 23,52%, 57,20% e 19,28%, respectivamente. A análise quantitativa revelou a presença média de 201,93 neurônios/mm2 de segmento intestinal. Concluímos que, para o segmento analisado, no plexo mientérico, constituído por gânglios e por neurônios isolados, predominam neurônios de tamanho médio, com basofilia citoplasmática intermediária, núcleo em posição central contendo predominantemente um nucléolo.

Downloads

Como Citar

Stabille, S. R., Ribeiro, E. A., Germano, R. de M., & Marega, P. (2008). Considerações Morfológicas e Quantitativas Sobre os Neurônios do Plexo Mientérico do Segmento Intestinal Médio da Carpa Cyprinus carpio (LINNAEUS, 1758). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 4(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1032

Edição

Seção

Artigos