Características Morfológicas Gerais da Estratigrafia do Bulbo Intestinal e do Intestino de Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae)
Resumo
Considerando a importância filogenética dos peixes e a crescente utilização dos mesmos como modelo biológico para pesquisas biomédicas, analisamos a estratigrafia do bulbo intestinal e do intestino propriamente dito de Cyprinus. carpio. Dos segmentos, obtivemos cortes histológicos corados por Hematoxilina-Eosina, Azan e Van-Gieson. A parede do bulbo intestinal e do intestino propriamente dito, constituída pelas túnicas serosa e muscular, tela submucosa e túnica mucosa, forma pregas que conferem aspecto de “rede” a superfície interna do órgão. A túnica serosa é constituída por uma camada de células mesoteliais e tecido conjuntivo frouxo. A túnica muscular é composta por fibras musculares lisas dispostas circular e longitudinalmente, constituindo os estratos interno e externo, respectivamente, entre os quais observa-se o plexo mientérico. A tela submucosa, espessa, é formada por tecido conjuntivo com predominância de fibras colágenas. A túnica mucosa, contendo epitélio cilíndrico simples, com células caliciformes e enterócitos de borda estriada, repousa sobre lâmina própria. A lâmina muscular da mucosa se interpõe entre a lâmina própria e a tela submucosa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.