Levantamento das Plantas Medicinais Utilizadas na Medicina Popular de Umuarama, PR
Resumo
Este trabalho teve como objetivo fazer o levantamento das plantas medicinais mais utilizadas na medicina popular, no município de Umuarama os dados foram obtidos através de um questionário aplicado a 3175 entrevistados. Amostras de material botânico foram coletadas para montagem de exsicatas visando a identificação das espécies mais utilizadas. As dez espécies mais citadas pela população em ordem decrescente foram: Boldo (Coleus barbatus Benth.), Hortelã (Mentha sp.), Erva-cidreira (Cymbopogon citratus Stapf.), Poejo (Mentha pulegium L.), Alecrim (Rosmarinus officinalis L.), Camomila (Matricaria chamomilla L.), Arruda (Ruta graveolens L.), Quebra-pedra (Phyllanthus sp.), Guaco (Mikania glomerata Spreng.) e Carqueja (Baccharis sp.). A faixa da população que mais utiliza as plantas medicinais possui um nível de escolaridade baixo; acredita que as mesmas não fazem mal à saúde, adquire as espécies cultivadas em quintais de suas casa e consome com mais freqüência na forma de chá por decocção para os mais variados tipos de doenças.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.