PRÉ-VESTIBULANDOS: PERCEPÇÃO DO ESTRESSE EM JOVENS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O intuito do presente estudo foi compreender as relações entre o processo de escolha profissional, em especial no período pré-vestibular, e as possíveis manifestações de estresse geradas por este momento, com especial foco em jovens formandos do Ensino Médio. Nesta perspectiva, objetivou-se compreender a percepção do estresse em alunos formandos do terceiro ano do Ensino Médio. Participaram do estudo 20 sujeitos de ambos os sexos, provenientes de escolas da rede privada e pública de ensino, com idade média de 18 anos. Por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, buscou-se avaliar o nível de estresse percebido por estes sujeitos. Os jovens entrevistados relataram elementos que indicam a presença de estresse. Também foi possível identificar as estratégias que estes sujeitos mobilizam para enfrentá-lo. Este estudo revelou também os principais focos de estresse apontados por esses jovens. Esses dados sugerem a elaboração de programas de tratamento do estresse que possam atender os jovens em fase pré-vestibular, bem como de escolha profissional.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.