PRÉ-VESTIBULANDOS: PERCEPÇÃO DO ESTRESSE EM JOVENS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Paula Resende Fagundes
  • Magno Geraldo de Aquino
  • Alessandro Vinicius de Paula

Resumo

O intuito do presente estudo foi compreender as relações entre o processo de escolha profissional, em especial no período pré-vestibular, e as possíveis manifestações de estresse geradas por este momento, com especial foco em jovens formandos do Ensino Médio. Nesta perspectiva, objetivou-se compreender a percepção do estresse em alunos formandos do terceiro ano do Ensino Médio. Participaram do estudo 20 sujeitos de ambos os sexos, provenientes de escolas da rede privada e pública de ensino, com idade média de 18 anos. Por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, buscou-se avaliar o nível de estresse percebido por estes sujeitos. Os jovens entrevistados relataram elementos que indicam a presença de estresse. Também foi possível identificar as estratégias que estes sujeitos mobilizam para enfrentá-lo. Este estudo revelou também os principais focos de estresse apontados por esses jovens. Esses dados sugerem a elaboração de programas de tratamento do estresse que possam atender os jovens em fase pré-vestibular, bem como de escolha profissional.

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Como Citar

Fagundes, P. R., Aquino, M. G. de, & Paula, A. V. de. (2010). PRÉ-VESTIBULANDOS: PERCEPÇÃO DO ESTRESSE EM JOVENS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 18(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/3117

Edição

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Artigos