A EXPERIÊNCIA DO LUTO, DA REVOLTA E DE EVENTUAIS SEQÜELAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS ORIUNDAS DA ZONA RURAL
Resumo
Inspirados pelos trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Carlos Henrique S. Gerken (1991, 1999), buscou-se experimentar um diálogo mais intenso com a temática da aquisição da linguagem escrita por sujeitos oriundos de contextos mais afastados do convívio com este sistema de signos permanentes, a linguagem escrita. Buscou-se, ainda, iniciar uma reflexão a respeito dasdificuldades enfrentadas pelas crianças em seu processo de alfabetização. Suspeita-se que essas dificuldades deveriam estar relacionadas com a distância concreta existente entre sua cultura e a cultura e linguagem trabalhadas na escola. O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de aquisição da linguagem escrita por parte de crianças pertencentes a contextos de baixo letramento, bem como as conseqüências adversas
originadas a partir da má condução do processo de alfabetização.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.