RE-ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.7555Resumo
Este artigo propõe refletir sobre a atuação do psicólogo na re-orientação profissional de estudantes universitários, considerando os motivos pelos quais necessitam refazer sua escolha. Os dados foram coletados mediante o Focus Group com nove acadêmicos do ensino superior da Universidade Paranaense (UNIPAR) que já haviam realizado a re-opção de curso. Para a análise, utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados foram divididos em três categorias: fatores que influenciam a primeira opção/escolha, motivos para a re-opção/re-escolha e condições necessárias para a facilitar a identificação da nova profissão. Os resultados obtidos apontaram que a influência da primeira escolha profissional, referem-se a fatores econômicos, a influência da família e identificação com o curso. Além disso, os participantes relataram que os principais motivos de insatisfação com o curso foram a falta de identificação com as matérias, com os professores e os colegas de curso, e seguido com o fator econômico como o deslocamento da moradia até a Universidade. Contudo os entrevistados expressaram sobre como os fatores de identificação e o apoio da família, auxiliaram para identificar uma nova profissão. Por fim os participantes relataram que para fazer uma escolha mais consciente, precisam desenvolver o autoconhecimento, refletir a respeito, necessitando buscar auxílio de psicólogos para ajudar na tomada de decisão profissional.
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