RE-ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ACADÊMICO

Autores

  • Mariana Carboni Cardoso
  • Fernanda de Souza Sales
  • Camila Teixeira Pires dos Santos
  • Milena Valentim
  • Isabela Brandani Cruz
  • Alessandra Balani
  • Maria Adelaide Pessini

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.7555

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre a atuação do psicólogo na re-orientação profissional de estudantes universitários, considerando os motivos pelos quais necessitam refazer sua escolha. Os dados foram coletados mediante o Focus Group com nove acadêmicos do ensino superior da Universidade Paranaense (UNIPAR) que já haviam realizado a re-opção de curso. Para a análise, utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados foram divididos em três categorias: fatores que influenciam a primeira opção/escolha, motivos para a re-opção/re-escolha e condições necessárias para a facilitar a identificação da nova profissão. Os resultados obtidos apontaram que a influência da primeira escolha profissional, referem-se a fatores econômicos, a influência da família e identificação com o curso. Além disso, os participantes relataram que os principais motivos de insatisfação com o curso foram a falta de identificação com as matérias, com os professores e os colegas de curso, e seguido com o fator econômico como o deslocamento da moradia até a Universidade. Contudo os entrevistados expressaram sobre como os fatores de identificação e o apoio da família, auxiliaram para identificar uma nova profissão. Por fim os participantes relataram que para fazer uma escolha mais consciente, precisam desenvolver o autoconhecimento, refletir a respeito, necessitando buscar auxílio de psicólogos para ajudar na tomada de decisão profissional.

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

CARDOSO, Mariana Carboni; SALES, Fernanda de Souza; SANTOS, Camila Teixeira Pires dos; VALENTIM, Milena; CRUZ, Isabela Brandani; BALANI, Alessandra; PESSINI, Maria Adelaide. RE-ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ACADÊMICO. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2.7555. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7555. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos