Localização do Forame Mental em Mandíbulas Dentadas e Desdentadas
Resumo
Devido ao dinamismo do tecido ósseo, o mesmo está sujeito a modificações frente às diferentes exigências funcionais. Neste estudo, verificamos a distância do forame mental em relação à margem superior da tábua óssea externa do processo alveolar, em mandíbulas dentadas e desdentadas. Utilizou-se 100 mandíbulas, de ambos os sexos, de diferentes idades e grupos raciais. Destas, 50 mandíbulas eram dentadas, 27 totalmente desdentadas e 23 desdentadas parcialmente. Para a localização do forame mental, foi mensurada a distância entre a margem superior do forame mental e a margem superior da tábua óssea externa do processo alveolar, nas mandíbulas dentadas. Nas desdentadas, mensurou-se a distância da margem superior do forame alveolar até o rebordo residual. As medidas foram realizadas em ambos os antímeros, através do programa Image Pro Plus (4.0). Constatou-se que a distância do forame mental em relação à margem superior do processo alveolar variou entre 8,04 e 17,84 mm no antímero direito, e 7,75 e 19,00 mm no antímero esquerdo. Das totalmente desdentadas, em 8/27 (29,6 %), o forame mental localizou-se no nível do rebordo residual, em 19/23 (82,6%), no antímero direito, o forame localizou-se distante do rebordo residual em medidas que variaram entre 2,02 e 9,82 mm; no esquerdo de 4,53 e 13,01 mm; nas desdentadas parcialmente, no antímero direito o forame encontrou-se entre 8,09 a 14,55 e, 4,53 a 14,63 mm no antímero esquerdo. Não foi possível uma padronização da distância do forame alveolar, provavelmente, em virtude da faixa etária e das características individuais que o tecido ósseo apresenta.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.