Avaliação da atividade antioxidante de extratos das folhas de Bixa orellana (Bixaceae) e Maytenus ilicifolia (CelAstraceae)
Resumo
A origem de várias doenças degenerativas, como cardiopatias, aterosclerose, problemas pulmonares, entre outras, está relacionada aos danos promovidos pelos radicais livres. Sugere-se que o consumo de vegetais ricos em substâncias antioxidantes pode diminuir a incidência de algumas doenças. Maytenus ilicifolia (Celastraceae), conhecida popularmente como espinheira-santa, é uma árvore de pequeno porte, cujas folhas são utilizadas como antiulcerogênicas, para dispepsias e outros problemas gástricos. A espécie Bixa orellana (Bixaceae) popularmente é conhecida como urucum. Suas sementes são utilizadas como expectorante, antiespasmódico e também para queimaduras. Já as folhas são utilizadas terapeuticamente para afecções do estômago, doenças coronarianas, intestino, afecções respiratórias e urinárias, e também como afrodisíaco. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a capacidade antioxidante dos extratos brutose frações de Bixa orellana (EBO e FBO) e Maytenus ilicifolia (EMI e FMI), utilizando o radical 2,2 difenil-1-picrilhidrazila (DPPH). Os
extratos hidroalcoólicos EBO e EMI mostraram intensa atividade antioxidante na concentração 1000μg/mL apresentando a inibição de 91,6±1,1% e 90,1±1,1%, respectivamente. Os extratos fracionados FBO e FMI mostraram atividade nos extratos polares: acetato de etila e metanol. FBO apresentou inibição na concentração de 1000μg/ mL de 90,7±0,15% em acetato de etila e 93,6±0,4% em metanol, enquanto FMI apresentou a inibição de 95,4 e 95,7% para respectivas frações. A cromatografia de camada delgada e posterior revelação com solução de DPPH indicaram diferentes substâncias com atividade antioxidante nos extratos EBO e EMI, e também nas frações FBO e FMI, Confirmando assim nossos prévios resultados dos testes in vitro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.