O CONSUMO DE ÁLCOOL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS
Resumo
O alcoolismo é um dos problemas que mais tem despertado interesse e preocupação nas últimas décadas. Os objetivos do estudo foram caracterizar o grupo de estudantes adolescentes do ensino médio de escolas públicas e particulares segundo aspectos sociodemográficos, e identificar o uso de álcool entre esses adolescentes. O presente estudo tem como enfoque uma abordagem quantitativa, do tipo descritiva exploratória. Visou-se identificar o uso de bebidas alcoólicas entre estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio. Foram utilizados dois questionários anônimos, de autopreenchimento. O tamanho da amostra foi baseado no número proporcional de escolas públicas e privadas. A população estudada foi constituída de 2467 estudantes de escolas públicas e particulares de ensino médio. Dos 2467 estudantes pesquisados 11,76% não tomaram nenhum tipo de bebida alcoólica, enquanto 88,24% já tomaram algum tipo de bebida alcoólica. E do total, 1386 eram do gênero feminino correspondendo a 56,18 %, enquanto que 1081 (43,82%), do gênero masculino. Em relação ao tipo de escola 90% (2221) pertencem às escolas públicas, ao passo que 10% (246) são de escolas particulares. Dos 2221 pertencentes às escolas públicas 11% não tomaram algum tipo de bebida alcoólica enquanto que 89% já tomaram algum tipo de bebida alcoólica. E as escolas particulares 89% não consumiram nenhum tipo de bebida alcoólica; e 11% tomaram algum tipo de bebida alcoólica. O estudo constatou uma alta frequência de consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes do ensino médio independente da escola, série e turno.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.