O Significado do Ato de Amamentar: A Visão de Puérperas Primigestas
Resumo
O ato de amamentar é de suma importância para o binômio mãe/ filho, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. A maioria das mulheres experenciam o aleitamento materno, mas muitas o abandonam decepcionadas e frustadas ( CLARK,1984). Tendo como parâmetro essas reflexões, neste trabalho, buscamos compreender o significado do ato de amamentar para puérperas primíparas de uma maternidade de Maringá - PR. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. É um caminho significativo para o pesquisador que, a partir de suas inquietações, busca o fenômeno através de quem vivência uma determinada situação. Foram ouvidas 15 puérperas durante o estágio da disciplina de Enfermagem Materno Infantil. A fala permitiu o mostrar-se dessas mulheres em relação à amamentação e possibilitou o levantamento das categorias . Essas falas revelaram sentimentos ambíguos de prazer, felicidade, dor, medo e insegurança. Apontou também para uma deficiência no preparo destas mulheres para a amamentação. Assim, este estudo possibilitou uma reflexão sobre a importância da ação do profissional de saúde na assistência pré-natal.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.