Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial

Autores

  • Maria Dalva de Barros Carvalho
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo

A Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioria
dos pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa com
vistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixas
mais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,
avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiência
de ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola no
período de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeira
e última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensão
arterial.

Downloads

Publicado

22-04-2008

Como Citar

Carvalho, M. D. de B., & Baldissera, V. D. A. (2008). Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 8(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223

Edição

Seção

Artigos