INDEPENDÊNCIA OU MORTE: A APOPTOSE COMO MECANISMO DE DEFESA
Resumo
Nas relações desarmônicas, os hospedeiros tendem a selecionar mutações que conferem resistência aos patógenos, enquanto estes selecionam as que neutralizam a resistência. Dessa forma, o processo evolutivo desencadeia nos mais diversificados mecanismos de defesa, entre eles, um mecanismo pouco explorado, à apoptose. Esta revisão teve como objetivo verificar os principais sistemas biológicos que apresentam a apoptose como mecanismo de defesa. Entre os principais sistemas estudados neste trabalho, apresenta-se o papel da apoptose na infecção de vírus, bactérias, fungos e protozoários patogênicos em vegetais e animais. Também foram abordadas as falhas no sistema apoptótico que permitem a proliferação de células cancerígenas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.