Leitura: muito prazer

Simone Lea Marques Barreto, Neiva Garcia Magron, Miguel Fecchio

Resumo


O objetivo ao realizar este trabalho foi discutir a atividade de leitura como atividade fundamental para a
formação integral do aluno, e cujo ensino compete primeiramente à escola. Nele, procura-se construir uma concepção de
leitura fundamentada em estudos teóricos desenvolvidos por alguns pesquisadores da área educacional como Cagliari, 1997;
Menegassi, 1995; Sole, 1998; Bamberger, 2002, entre outros. Nessa abordagem, a leitura é enfocada como um processo
que vai muito além da decifração de palavras e frases, ou seja, procura-se refletir sobre a leitura enquanto prática individual
e prazerosa, que serve para acrescentar valores à existência do indivíduo que lê, já que a leitura de um único texto permite
diferentes interpretações, significações e realizações. Com esta iniciativa, pretende-se contribuir com a tarefa docente de
ensinar a ler, despertando interesses e reforçando hábitos relacionados a essa prática.

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DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v12i3.405