Afinal, por que tanta dificuldade em leitura?
Resumo
A preocupação por tentar desenvolver nos alunos o gosto pela leitura vem despertando o interesse não só deprofessores e estudiosos da área de linguagem, como também de psicólogos, sociólogos e educadores de todas as partes do
mundo. A modernidade exige que um leitor eficiente ultrapasse os limites do campo visual e seja capaz de buscar no interior
do texto informações que não estão nele explícitas, acionando mecanismos mentais de recuperação, de resgate de mensagens
armazenadas na memória de longo prazo e que, associadas ao seu conhecimento de mundo, permitam-lhe interagir com o
que foi lido a fim de haver uma comunicação eficaz. Pesquisas nessa área discutem a importância de se realizar uma leitura
que vá além do alcance dos olhos. Muito mais que decifrar os códigos utilizados para a emissão de uma mensagem escrita,
ler implica compreensão daquilo que ultrapassa os limites da simples decodificação. Dessa forma, o presente artigo tem
por objetivo realizar revisão bibliográfica das obras de alguns pesquisadores na tentativa de encontrar formas eficazes para
professores que se sintam interessados em formar leitores para a vida inteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.