O LIVRO DIDÁTICO E O APRENDIZADO DA LEITURA
Resumo
Para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita, historicamente a escola tem se valido de um material de apoio muito importante: o livro didático. A polêmica sobre a importância e a eficiência desse material entre os professores e estudiosos da área tem provocado contínuas discussões, principalmente em busca de seu aperfeiçoamento. Este trabalho visa a apresentar um levantamento bibliográfico sobre o livro didático utilizado em escolas públicas de ensino médio de Cianorte e focalizar, principalmente, como se apresenta a gramática em seu contexto. Apresenta uma visão geral do livro Português: Língua e Cultura, do autor Carlos Alberto Faraco, da Editora BASE, 1ª edição, 2005, com um pouco mais de atenção para o item gramática. Discute a maneira como ela está inserida, como trata a questão das normas, como é apresentada para que o aluno a entenda e interiorize. Quais as inovações, quais as vantagens e desvantagens para os professores e os alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.