Uma experiência de leitura em três momentos
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de leitura em sala de aula, em que se contemplamtrês momentos da atividade – pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura -, bem assim divulgar os resultados de sua aplicação
na prática. Para tanto, buscou-se fundamentos em estudos teóricos e nas estratégias de leitura sugeridas por Solé (1998). A
priori, tal atividade é indicada a alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e/ou 1º ano do Ensino Médio. Com esta iniciativa,
busca-se mostrar que é possível estimular o hábito da leitura crítica, despida de ingenuidade, que proporcione ao adolescente
uma atividade que seja ao mesmo tempo reflexiva e prazerosa e que auxilie o educando a superar os conflitos que enfrenta
por conta da puberdade, época em que muitas mudanças ocorrem na vida do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no
intelectual e emocional, e que geram certos distúrbios, afetando os relacionamentos dos jovens entre si e com os outros, na
escola e fora dela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.