Família e escola: das duas, as duas

Autores

  • Denise Paroschi da Silveira
  • Tereza Cristina R. Magron Bataglia
  • Miguel Fecchio

Resumo

De casa para a escola, da escola para o mundo, a educação leitora percorre um longo e árduo caminho. Nesse
percurso, faz, algumas vezes, parcerias inadequadas, outras vezes acertadas como a da família e escola, por exemplo. Porém,
ainda há muito que se fazer com relação ao binômio família/escola, já que a família delega à escola a função de educar, e
esta, sobrecarregada que está, cobra daquela o cumprimento de seu papel na formação básica da criança: especialmente a
necessidade de iniciar os filhos no maravilhoso mundo da leitura seja ela individual e reflexiva, como era em suas origens,
ou coletiva e dinâmica como tem se mostrado atualmente. Hoje, mais que em qualquer época, há necessidade de se adotarem
estratégias eficientes para a formação do leitor para que essa atividade atinja os níveis desejados. A discussão sobre a
importância da parceria família/escola está evoluindo a cada dia. Agora, é preciso um aprofundamento nessa discussão para
que os resultados esperados sejam obtidos. Este trabalho se apresenta como uma reflexão que sirva de base à conscientização
de pais e professores sobre a importância desse tipo de atividade.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

SILVEIRA, Denise Paroschi da; BATAGLIA, Tereza Cristina R. Magron; FECCHIO, Miguel. Família e escola: das duas, as duas. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/418. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos