A REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (REO) PARA PÚBLICOS ESPECÍFICOS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i1.7462Resumo
O presente artigo utilizou-se de revisão bibliográfica com objetivo de conhecer a Reorientação Profissional (REO) enquanto estratégia de promoção da saúde numa perspectiva psicossocial. Buscou-se estudar os princípios de atuação do psicólogo nos processos de Orientação Profissional (OP) e de Reorientação Profissional (REO), as possibilidades da Reorientação Profissional (REO) a públicos com restrições físicas e sociais, o atual conceito de saúde mental e a inter relação da Reorientação Profissional (REO) como promotora de saúde mental. O estudo levou em consideração as mudanças socioeconômicas que a sociedade sofre constantemente e as experiências vividas por estes públicos frente à construção de sua singularidade. A Reorientação Profissional (REO), aqui compreendida enquanto um processo que visa a facilitar a estas pessoas a compreensão de todos os aspectos que estão envolvidos no momento da reescolha , devido ao seu contexto e as suas necessidades. Conclui-se que a Reorientação Profissional (REO) pode proporcionar a esses indivíduos que geralmente são negligenciados pelo corpo social devido as suas particularidades, maior satisfação e ou adequação com a ocupação ou profissão escolhida. A Reorientação Profissional (REO) contribui para a prevenção de adoecimento psíquico e promoção da saúde mental, com compromisso e responsabilidade social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.