EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rogério Cruz Mendes Faculdade Evangelista do Meio Norte (FAEME)
  • Francisco Meneses Sousa Faculdade Evangelista do Meio Norte (FAEME)
  • Francisléia Falcão França Santos Siqueira Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Isnayara da Rocha de Alencar Faculdade Unyleya
  • Nivya Carla de Oliveira Pereira Rolim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Nair Portela Silva Coutinho Universidade de Brasília (UNB)
  • Renata Pinheiro Pedra Fernandes Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Jéssica Maria Silva Ribeiro Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA)
  • Maria Gizelda Gomes Lages Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luana Dourado Jinkings Reis Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Caroline Jordana Azevedo dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Liane Batista da Cruz Soares Universidade Ceuma (UNICEUMA)
  • Wenderson Costa da Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031

Palavras-chave:

Educação, Enfermagem, Treinamento por Simulação, Efetividade

Resumo

Introdução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem. 

Referências

ADHIKARI, R. et al. A mixed-methods feasibility study to assess the acceptability and applicability of immersive virtual reality sepsis game as an adjunct to nursing education. Nurse Education Today, v.103, e104944, 2021.

BORK, A.M.T. Enfermagem baseada em evidencias. Rio de Janeiro: Guanabara Koonga, 2005.

CAZAÑAS, E. F. et al. O uso da simulação em cursos de bacharelado em

CHANG, Y. M.; LAI, C. L. Exploring the experiences of nursing students in using immersive virtual reality to learn nursing skills. Nurse Education Today, v.97, e104670, 2021.

COSTA, R. R. O. C. et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista Espaço para a Saúde, v. 16, n. 1, p. 59-65, 2015.

DANG, B. K. et al. Comparing Virtual Reality Telepresence and Traditional Simulation Methods: A Pilot Study. Nursing Education Perspectives, v. 41, n. 2, p.119-121. 2019.

enfermagem de instituições de ensino brasileiras. Rev Bras Enferm, v. 74, e20190730, 2021.

İSMAILOĞLU, E. G. et al. Comparison of the effectiveness of the virtual simulator and video-assisted teaching on intravenous catheter insertion skills and self-confidence: A quasi-experimental study. Nurse Education Today, v.95, e104596, 2020.

MENEZES, S. S. C. et al. Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review. Rev. esc. enferm. USP, v. 49, n. 6, p. 1037-1044, 2015.

PADILHA, J. M. Clinical Virtual Simulation in Nursing Education: Randomized Controlled Trial. J Med Internet Res, v.21, n.3, e11529, 2019.

PIMENTEL, C. F.; DOS SANTOS, A. K. F. O ensino de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, v. 26, n. 3, p. 617-630, 7 out. 2022.

RIBEIRO, Y. C. et al. A tecnologia da informação no ensino de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. 1-25, 2020.

RIM, D.; SHIN, H. Effective instructional design template for virtual simulations in nursing education. Nurse Education Today, v.96, e104624, 2021.

ROSSIER, K. L.; SANKARANARAYANAN, G.; DUVALL, A. Acquisition of Fire Safety Knowledge and Skills with Virtual Reality Simulation. Nurse Educ, v.44, n.2, p.88-92, 2019.

SAAB, M. M. et al. Incorporating virtual reality in nurse education: A qualitative study of nursing students' perspectives. Nurse Education Today, v.105, e105045, 2021.

saúde: uma revisão integrativa. Rev Espaço para a Saúde, v. 20, n. 1, p. 87-107, 2019.

SO, H. Y. et al. Simulation in medical education. J R Coll Physicians Edinb, v. 49, n. 1, p. 52-57, 2019.

SOUSA, L.M.M. et al. Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista de Investigação em Enfermagem, p. 17-26, 2017.

VERKUYLA, M.; ROMANIUKB, D.; MASTRILLIC, P. Virtual gaming simulation of a mental health assessment: A usability study. Nurse Education in Practice, v.31, p. 83-87, 2018.

YAMANE, M. T. et al. Simulação realística como ferramenta de ensino na

YU, M. et al. Effects of Virtual Reality Simulation Program Regarding High-risk Neonatal Infection Control on Nursing Students. Asian Nursing Research, v.15, p.189-196, 2021.

Downloads

Publicado

18-08-2023

Como Citar

MENDES, Rogério Cruz et al. EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4655–4669, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos