EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031Palavras-chave:
Educação, Enfermagem, Treinamento por Simulação, EfetividadeResumo
Introdução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem.
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