EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rogério Cruz Mendes Faculdade Evangelista do Meio Norte (FAEME)
  • Francisco Meneses Sousa Faculdade Evangelista do Meio Norte (FAEME)
  • Francisléia Falcão França Santos Siqueira Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Isnayara da Rocha de Alencar Faculdade Unyleya
  • Nivya Carla de Oliveira Pereira Rolim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Nair Portela Silva Coutinho Universidade de Brasília (UNB)
  • Renata Pinheiro Pedra Fernandes Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Jéssica Maria Silva Ribeiro Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA)
  • Maria Gizelda Gomes Lages Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luana Dourado Jinkings Reis Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Caroline Jordana Azevedo dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Liane Batista da Cruz Soares Universidade Ceuma (UNICEUMA)
  • Wenderson Costa da Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031

Palavras-chave:

Educação, Enfermagem, Treinamento por Simulação, Efetividade

Resumo

Introdução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem. 

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

MENDES, Rogério Cruz et al. EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4655–4669, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos