APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Karine Costa Melo
  • Alanna Nunes Soares
  • Chrisllayne Oliveira da Silva
  • Linccon Fricks Hernandes
  • Ana Tereza Santos Dias de Almeida
  • Brunna Matos Sousa
  • Francisca Tatiana Dourado Gonçalves
  • Jairina Nunes Chaves
  • Alexsandreane Jatahy dos Santos
  • Elizandra Lima Costa
  • Karen Brayner Andrade Pimentel
  • Lívia Maria Nunes de Almeida
  • Paulliny de Araújo Oliveira
  • Wenderson Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Educação Baseada em Competências

Resumo

Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.

Referências

BORK, A.M.T. Enfermagem baseada em evidencias. Rio de Janeiro: Guanabara Koonga, 2011.

BRANNEY, J.; PRIEGO-HERNÁNDEZ, J. A mixed methods evaluation of team-based learning for applied pathophysiology in undergraduate nursing education. Nurse education today, v. 61, p. 127-133, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Informe semanal de evidências COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BURTON, R.; MORTEL, T.; KAIN, V. Applying team-based learning in a transnational post registration bachelor of nursing program in Singapore. BMC nursing, v. 20, n. 1, e82, 2021.

DA SILVA, R. N.; BRANDÃO, M. A. G.; FERREIRA, M. A. Integrative Review as a Method to Generate or to Test Nursing Theory. Nursing Science Quarterly, v. 33, n. 3, p. 258-263, 2020.

DANTAS, M. A.; DA SILVA, M. R. F.; DE CASTRO JÚNIOR, A. R. Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação

DE SOUZA, M. T.; DA SILVA, M. D.; DE CARVALHO, R. Integrative review: what is it? how to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

GÖKTEPE, N. et al. Use of Team-Based Learning in a Nursing Leadership Course: An Action Research Study. Nurse educator, v. 43, n. 6, p.1-4, 2018.

LEE, K. E. Effects of Team-Based Learning on the Core Competencies of Nursing Students: A Quasi-Experimental Study. The journal of nursing research: JNR, v. 6, n. 2, p. 88-96, 2018.

PARK, H. R.; PARK, E. Team-Based Learning Experiences of Nursing Students in a Health Assessment Subject: A Qualitative Study. Healthcare, v. 10, n. 5, e817, 2022.

PAVINATI, G. et al. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação na saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 26, n. 3, p. 328-349, 2022.

PEREIRA, C. C. D. S. B.; AFONSO, R. T. L. Percepção discente sobre aprendizagem baseada em equipes (TBL) e instrução em pares (PI). Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 4057-4065, 2020.

Popular em Saúde (EdPopSUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, e190205, 2020.

REIMSCHISEL, T. et al. A systematic review of the published literature on team-based learning in health professions education. Medical Teacher, v. 39, n. 12, p. 1227-1237, 2017.

ROCHA, B. S. et al. O uso da metodologia da aprendizagem baseada em equipes no desenvolvimento de competências em enfermagem / The use of team-based learning methodology in the development of nursing skills. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 36093-36108, 2021.

SAKAMOTO, S. R. et al. Team-Based Learning: a randomized clinical trial in undergraduate nursing. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, e20180621, 2020.

SAMPAIO, C. L. et al. Problem-Based Learning in Teaching of Thanatology in Undergraduate Nursing Program. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, e20180068, 2018.

SIAH, C. J. et al. Efficacy of team-based learning in knowledge integration and attitudes among year-one nursing students: A pre- and post-test study. Collegian, v. 26, 556-561, 2019.

TRICCO, A. C. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med, v. 169, n. 7, p.467-73, 2018.

WONG, A. K. C. et al. The effect of interprofessional team-based learning among nursing students: A quasi-experimental study. Nurse education today, v. 53, p. 13-18, 2017.

YANG, S. Y.; LIU, C.; HSIEH, P. L. Effects of Team-Based Learning on Students' Teamwork, Learning Attitude, and Health Care Competence for Older People in the Community to Achieve SDG-3. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 11, e6632, 2022.

YEH, T. P. et al. Online Team-Based Learning Teaching Strategy for Developing Caring Competencies in Nursing Students under COVID-19 Pandemic Restrictions. Healthcare, v. 9, n. 11, e1510, 2021.

Downloads

Publicado

20-07-2023

Como Citar

MELO, Karine Costa et al. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 7, p. 3565–3581, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos