MÉTODO DE PRECHTL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA DO RECÉM-NASCIDO DE RISCO
Resumo
As diferenças no desempenho motor de crianças de risco são observadas tanto nos componentes neuromotores quanto naqualidade da função motora. A observação sistemática da qualidade dos movimentos espontâneos dos recém-nascidos (RNs) de risco é um fator importante na identifi cação precoce de disfunções do desenvolvimento. O Método de Prechtl permite uma investigação precoce e global de aspectos como a qualidade e a mobilidade do movimento. O objetivo deste estudo foi detectar precocemente anormalidades no desenvolvimento motor em RNs de risco, utilizando o método de Prechtl. Este estudo foi realizado no Hospital Nossa Senhora Aparecida, na Associação Benefi cente do Noroeste do Paraná (NOROSPAR) e na Clínica de Fisioterapia da UNIPAR, na cidade de Umuarama – Paraná. Participaram da pesquisa 04 (quatro) RNs que nasceram entre fevereiro e março de 2006. Os critérios de inclusão foram: idade gestacional inferior a 37 semanas, baixo peso ao nascer, anóxia e/ou APGAR baixo. A avaliação qualitativa dos RNs foi realizada utilizando o protocolo de Prechtl. Das quatro crianças avaliadas, três apresentaram trajetória do desenvolvimento motor normal. Contudo, um das crianças apresentou anormalidades na avaliação dos movimentos espontâneos. Portanto, o método Prechtl detectou precocemente
anormalidades motoras em uma das crianças avaliadas, sugerindo a utilização desse método para avaliar precocemente essas alterações e, possivelmente, auxiliar na detecção precoce das seqüelas neurológicas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.