PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS À COLECISTECTOMIA NO HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ DR. HOMERO DE MIRANDA GOMES NA GRANDE FLORIANÓPOLIS-SC
Resumo
A colecistectomia consiste na retirada da vesícula da via biliar, sendo a cirurgia do trato digestivo mais realizada no mundo. O objetivo do presente trabalho foi verificar o perfil clínico dos pacientes candidatos à colecistectomia, internados no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, na Grande Florianópolis –SC., por meio de um estudo descritivo de desenvolvimento, transversal e por observação. Foram avaliados 51 pacientes, de ambos os sexos, candidatos à colecistectomia. Os parâmetros utilizados foram: função pulmonar, mobilidade toracoabdominal e diafragmática e parâmetros cardiorrespiratórios (frequência respiratória, frequência cardíaca e saturação periférica de oxigênio). Os valores apresentados foram expressos pela média e desvio padrão. Foi utilizada a estatística descritiva. Participaram 36 mulheres e 15 homens com índice de massa corporal (IMC) de 30,1±7,2kg/m2, média de idade de 41±15 anos. Com relação à função pulmonar, a média dos valores de capacidade vital forçada (CVF) foi de 3,2±0,8L, a média de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) foi de 87,1±0,7L e a média da relação volume expiratório forçado no primeiro segundo pela capacidade vital forçada (VEF1/CVF) foi de 0,8±0,1. Já a média da mobilidade diafragmática foi de 32,3mm±20,6mm. A cirtometria torácica teve as seguintes médias a nível axilar, xifóidea e umbilical, respectivamente: 3,07±1,2cm, 2,28±1,0cm e 3,73±1,2cm. Com relação ao volume minuto, a média foi de 9.072,9±3277,5L e a do volume corrente foi de 581,53±229L. Os pacientes apresentaram parâmetros cardiorrespiratórios, ventilometria e variáveis da função pulmonar dentro da normalidade, assim como as mobilidades diafragmática e toracoabdominal.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.