ASPECTOS GERAIS E ABORDAGEM TERAPÊUTICA DA QUERCETINA SOBRE AS COMPLICAÇÕES DO DIABETES CAUSADAS PELO ESTRESSE OXIDATIVO
Resumo
Os flavonóides pertencem à classe de compostos fenólicos, que diferem entre si pela sua estrutura química e características particulares. Frutas, vegetais, grãos, flores, chá e vinho são exemplos de fontes destes compostos. A quercetina é o principal flavonóide presente na dieta humana, sendo a representante mais característica da subclasse flavonol da família dos flavonóides. Desde a sua descoberta, os estudos publicados na literatura científica apontam para o seu papel crucial no combate ao estresse oxidativo, associado a diversas condições patológicas. No diabetes mellitus (DM), por exemplo, também tem sido relatada sua eficiência na inibição da enzima aldose redutase que participa da via dos polióis. Nesta contextualização e considerando as graves consequências advindas do DM para a saúde e qualidade de vida, propôs-se neste trabalho uma revisão geral da literatura pertinente, a fim de reunir dados sobre aspectos biológicos e funcionais da quercetina, bem como, sua atuação benéfica nas complicações do diabetes causadas pelo estresse oxidativo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.