DISSECAÇÃO ANATÔMICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DO SISTEMA NEURAL EM FETOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.8919Resumo
Esse trabalho busca relatar o processo de confecção de peças anatômicas para o ensino da anatomia humana a partir de material cadavérico fetal. Os discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Toledo participaram do programa de voluntariado acadêmico e deram atenção especial aos aspectos técnicos do processo de dissecação, bem como a experiência subjetiva desse procedimento como ferramenta de aprendizado ativo. O procedimento foi realizado na sala de preparação de cadáver da UFPR – Campus Toledo, utilizando instrumental de dissecação e cadáveres humanos fetais com 20, 17 e 14 semanas de idade gestacional, direcionado de modo a expor as partes constituintes do sistema neural. Foram confeccionadas peças de cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinal, nervos espinais e suas estruturas associadas. Os voluntários envolvidos foram capazes de produzir material de estudo de qualidade através da dissecação e fortalecer seu conhecimento em anatomia humana e aptidão manual. Também foi dada atenção à importância e às limitações do processo de dissecação como estratégia de aprendizado em cursos da área de saúde. pôde ser observado que a dissecação pode fazer parte de uma formação completa e bem estruturada dos discentes, que por sua vez irão integrar a sociedade e a academia. Além disso, a exposição da topografia neural fetal pode servir de referencial para posteriores estudos que venham a utilizar essas informações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.