OTIMIZAÇÃO DE MÉTODO EXTRATIVO PARA RAÍZES DE ARCTIUM LAPPA L.
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8975Resumo
Arctium lappa L. é indicada no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira para o tratamento de distúrbios urinários leves. Estudos já demonstraram o potencial antioxidante, anti-inflamatório e antidiabético deste extrato, onde foram identificados fenóis, lignanas, taninos e flavonoides. O objetivo deste trabalho foi otimizar o método extrativo de raízes de A. lappa. Realizou-se o preparo de extratos por diferentes métodos: Ultrassom, Soxhlet, maceração e turbo extração. A otimização foi realizada por turbo extração seguindo um planejamento fatorial 23, empregando como fatores: teor alcoólico, concentração da matéria prima e tempo de extração. Os extratos foram avaliados quanto ao resíduo seco, teores de fenóis e flavonoides, e atividade antioxidante. Com relação ao resíduo seco, e aos teores de fenóis e flavonoides, os métodos de ultrassom e turbo extração demonstraram melhor poder extrativo. Devido ao menor tempo e custo operacional, a otimização foi realizada por turbo extração, e o extrato otimizado foi obtido utilizando álcool 60%, em proporção matéria prima solvente 1:10 e tempo de extração de 15 minutos. Estas análises poderão nortear futuros testes de transposição de método para escala industrial, diminuindo mão de obra, tempo e custos, visando obter produtos fitoterápicos mais eficientes, com valor acessível à população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.