PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL QUE CONSTAM NA RELAÇÃO NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE AO SUS (RENISUS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8981

Resumo

A depressão é uma doença grave que atinge a população em geral, estudos epidemiológicos estimam que a prevalência da depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Os fatores que desencadeiam o aparecimento da depressão incluem fatores sociais, psicológicos, biológicos e também fatores externos específicos como eventos estressantes, solidão, consumo de álcool e drogas, doenças crônicas e dar á luz (depressão pós-parto). O objetivo da presente pesquisa consistiu em realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais plantas medicinais com ação antidepressiva. A ansiedade vem se tornando um dos principais problemas da atualidade, sendo intensificada pela pandemia causada pelo coronavírus, onde constatou-se que durante o pico da pandemia onde os casos confirmados de COVID-19 no Brasil ascenderam de 45.757 para 330.890, e as mortes, de 2.906 para 21.048, o sentimento de tristeza/depressão atingiu 40% dos adultos brasileiros. Os sintomas de depressão podem ser amenizados quando a disponibilidade sináptica de monoaminas são aumentadas, e esse aumento pode ocorrer através da diminuição da metabolização desses neurotransmissores. Neste sentido, busca-se através da farmacoterapia a utilização de antidepressivos que disponibilizem as monoaminas na fenda sináptica. A escolha do fármaco é feita com base nos sintomas da depressão e na boa resposta a uma determinada classe de antidepressivos. Em fevereiro de 2009 o Ministério da saúde lançou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), contendo 71 espécies vegetais que são distribuídas   de forma in natura nas unidades básicas de saúde (UBS). Destas, somente três espécies apresentam efeito antidepressivo e ansiolítico comprovados na literatura sendo Matricharia chamomilla, Erytrinum mulungu e a Passiflora incarnata que também fazem parte da RENISUS. Além destas, outras espécies como a Melissa officinalis, Lippia alba, Valeriana officinalisPiper methysticum são utilizadas pela população para tratar ansiedade, insônia e depressão, sugerindo desta forma que estas espécies sejam incluídas na RENISUS.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

Silva, A. C. da, Dias, A. B., Gazim, Z. C., Rahal, I. L., Laginestra, B. de F. A., Silva, G. C. C., & Junior, R. P. (2022). PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL QUE CONSTAM NA RELAÇÃO NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE AO SUS (RENISUS). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8981

Edição

Seção

Artigos