Estudo Morfológico da Parede do Ceco de Ratos Wistar
Resumo
Visando contribuir com informações sobre a constituição estrutural do ceco de ratos Wistar, submetemos o ceco de seis ratos Wistar, a preparados de membrana, corados através do método da NADH-diaforase e as cortes histológicos corados pelos métodos de Hematoxilina-Eosina e Weigert-van Gieson. Verificamos que a mucosa do ceco não possuía vilosidades, suas glândulas intestinais eram longas e retas, com muitas células caliciformes em sua região fúndica e esparsas células caliciformes em sua região apical. Apresentava na lâmina própria e tela submucosa muitas células do sistema imune distribuídas difusamente. Os gânglios do plexo mientérico localizavam-se predominantemente entre os estratos circular e longitudinal da túnica muscular, contudo foram também encontrados entre as fibras de ambos os estratos. O tecido conjuntivo subseroso era rico em fibras elásticas compactamente agrupadas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.