O prazer da leitura- de casa para a escola

Rosangela Maria Marçal, Tânia de Fátima Viana de Freitas, Miguel Fecchio

Resumo


Mais que simplesmente especular, este artigo pretende apontar possíveis falhas do sistema educacional em se
tratando de incentivo à formação do leitor no seu sentido mais amplo, não para recriminar as metodologias utilizadas por
muitos professores e por muitas escolas, mas para tentar entender a raiz do problema e, quem sabe, tentar mostrar, nortear
caminhos mais atraentes e eficazes a serem percorridos por educadores e familiares que visam a formar novos leitores. Para
a realização do trabalho foram consultados autores de reconhecida produção na área (CHARMEUX, 1995; FREIRE, 2001;
LAJOLO, 1997), entre outros, para trazer a luz da contemporaneidade qual o papel que os familiares, os professores, a
escola, o sistema educacional , devem desempenhar na busca do entendimento e melhor tratamento sobre alguns pontos que
dificultam a boa formação integral do cidadão.

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DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v12i3.412